Tarifa da Saneago vai subir 8,85% em fevereiro

Índice é quase quatro vezes menor que os 32,13% aplicados na última revisão, feita em 2015. Reajuste alcança os 225 municípios atendidos pelos serviços de água e esgotamento sanitário prestados pela empresa

A partir de fevereiro de 2022, a tarifa da Saneago será corrigida em 8,85%. O índice é quase quatro vezes menor que os 32,13% aplicados na última revisão, feita em 2015. A revisão tarifária foi aprovada, nesta quarta-feira, 15, pelo Conselho Regulador da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). Nesta quinta-feira, 16, os cálculos da revisão tarifária serão apreciados e votados em plenário da Agência de Regulação de Goiânia (AR).

A nova tarifa deve entrar em vigor a partir de fevereiro nos 225 municípios atendidos pelos serviços de água e esgotamento sanitário prestados pela Saneago. A Lei Estadual 14.939/2004 (Lei de Saneamento) prevê que a revisão tarifaria seja realizada de quatro em quatro anos. No entanto, com a crise sanitária e o impacto da pandemia, o processo de revisão previsto para 2019 foi suspenso pela AGR, que, em junho daquele ano, autorizou um reajuste de 5,79%. Em 2020, os usuários não tiveram nem reajuste, nem mesmo revisão. Para 2021, caso fosse feita a atualização da tarifa de água e esgotos pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do período de 2019-2021, o reajuste seria de 19,12%.

Na sessão plenária desta quarta, conduzida pelo presidente da AGR, conselheiro Marcelo Nunes de Oliveira, a revisão foi apresentada pelo conselheiro Paulo Tiago. Participaram, ainda, da reunião os conselheiros Natália Briceño Spadoni, Carlos Roberto Peixoto e Guy Francisco Brasil Cavalcanti; além do procurador setorial da AGR, Philippe Dall’Agnol; do chefe de Gabinete, Rafael Rocha de Macedo; do gerente de Saneamento Básico da AGR, Eduardo Henrique Cunha; e do secretário executivo do Conselho, Thiago Nepomuceno. E, ainda, de representantes da Saneago.

Na mesma reunião, o Conselho aprovou a Proposta de Planejamento Estratégico da AGR para os próximos anos e votou, também, processos de interesse de empresas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.