Pré-candidato diz que tem mantido base na Capital devido a compromissos profissionais

O pré-candidato ao Governo de São Paulo apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) Tarcísio de Freitas (Republicanos) não mora no endereço que declarou como seu domicílio no estado de São Paulo. Tarcísio indicou à Justiça Eleitoral um apartamento em um bairro nobre de São José dos Campos, no interior de SP, que, segundo os papéis, foi alugado diretamente de seu cunhado.

A reportagem da Folha esteve no local e ouviu do porteiro que o apartamento está desocupado, em reforma. Questionado pela equipe do jornal, o ex-ministro admitiu não viver atualmente na cidade e que seus vínculos com o estado já foram comprovados à Justiça Eleitoral.

Para transferência do título de eleitor, a legislação exige a residência mínima de três meses no novo domicílio (no caso de Tarcísio, o estado). O contrato de aluguel foi firmado em setembro do ano passado, e a transferência do documento, anteriormente registrado em Brasília, ocorreu em janeiro deste ano. Com isso, Tarcísio, que nasceu no Rio de Janeiro e vivia em Brasília, ficou apto a concorrer ao governo paulista.

O assuntou ganhou novo fôlego após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo decidir que o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) não poderia concorrer pelo estado, por considerar irregular a transferência do título de eleitor do também ex-ministro de Bolsonaro para o estado de São Paulo.

O apartamento indicado por Tarcísio fica no bairro da Vila Ema, um dos mais caros em São José dos Campos. O imóvel tem 176 m² e três vagas na garagem e foi comprado pelo cunhado dele em 2015, segundo matrícula do cartório. O imóvel está avaliado em cerca de R$ 1,6 milhão, usando como base apartamentos similares anunciados à venda.

A reportagem da Folha foi ao local na terça-feira, 14, tocou o interfone a procura do ex-ministro e ouviu do porteiro que não era possível encontrar ninguém ali. A reportagem perguntou se não conseguiria nunca encontrar alguém no local. Momentos depois, a reportagem voltou ao local e questionou na portaria se Tarcísio já havia sido visto ali. Após a Folha explicar que se tratava de um pré-candidato e que o prédio constava como endereço dele, o porteiro fez uma pausa e afirmou: “Reside aqui sim, mas o apartamento está em reforma”.

O porteiro ainda citou que parentes de Tarcísio viviam nesse prédio. Procurado por meio de sua assessoria, o ex-ministro admitiu que não está vivendo ali e justificou seu domicílio no estado de São Paulo devido a seus parentes na cidade.

“Tarcísio de Freitas tem residência reconhecida pela Justiça Eleitoral em São José dos Campos, onde familiares residem há mais de 20 anos. Em razão dos diversos compromissos profissionais e de pré-campanha, Tarcísio tem mantido base na capital, pois precisa se deslocar constantemente por todo estado de São Paulo”, diz a nota da assessoria do pré-candidato à Folha.

*Com informações da Folha