A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que três escolas de Goiânia registraram surtos de diarreia aguda. Até o momento, 64 casos da doença foram confirmados nas unidades de ensino. De acordo com a SES, a principal suspeita é de que o surto seja causado pelo rotavírus.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o surto se caracteriza quando há mais de dois casos da mesma doença que estejam relacionados. Ou seja, membros da mesma sala de aula, escola ou família.

“A SES vai monitorando porque geralmente a doença diarreica aguda é uma doença que se desenvolve leve. De agosto a setembro, é normal ter surtos da doença por conta do rotavírus que é de transmissão”, explicou uma interlocutora da SES.

“No momento, a secretaria monitora os surtos que hoje atingem três escolas de Goiânia e a principal hipótese é o rotavírus. A investigação ainda precisa realizar exames, mas nesse período o rotavírus costuma a infectar mais pessoas”.

Casos no interior

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que 16 municípios possuem surtos ativos de Doença Diarreica Aguda, sendo eles: Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Cachoeira Alta, Goiatuba, Caturaí, Caldas Novas, Porangatu, Goiânia, Inhumas, Trindade e Firminópolis.

Campos Belos foi o município com o maior número de casos notificados e já começa a apresentar queda nas notificações. No total, 3.041 casos foram notificados nos municípios até o momento. Segundo o monitoramento de doenças diarreicas, é esperado o aumento de casos nos meses de agosto e setembro.

Segundo o monitoramento, a principal suspeita de causa é a contaminação da água de poços particulares pela bactéria Escherichia coli, e rotavírus.

Prevenção

Para prevenir a DDA, é fundamental adotar algumas medidas simples, como:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro;
  • Consumir água tratada e alimentos bem cozidos;
  • Manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos;
  • Buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.

A DDA é uma doença que pode ser prevenida e controlada com medidas simples de higiene e saneamento básico.

Leia também

Secretaria de Saúde monitora surto de diarreia em 12 cidades goianas