Suposta ameaça de atentado leva ao fechamento de prédio da OAB-RJ

03 julho 2025 às 16h11

COMPARTILHAR
Uma suposta ameaça de atentado causou o fechamento do prédio da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), no Centro do Rio de Janeiro. O fechamento foi determinado pela presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio.
Alertas foram emitidos por autoridades de segurança do estado. As atividades previstas para esta quinta-feira, 3, foram canceladas. A informação foi confirmada pelo O Globo e republicada pela presidente da entidade nas redes sociais.
Segundo informações, a ameaça está relacionada a extremistas, que não foram especificados. O fechamento é temporário, e a retomada das atividades foram retomadas na tarde desta quinta.
Histórico de atentados
Em agosto de 1980, uma carta-bomba explodiu ao ser aberta na sede da OAB-RJ. A explosão matou a secretária da presidência da entidade, Lyda Monteiro da Silva. No mesmo dia, uma outra carta-bomba explodiu no gabinete do vereador do PMDB Antônio Carlos de Carvalho, ferindo gravemente José Ribamar de Freitas, funcionário do escritório. Outras quatro pessoas tiveram ferimentos leves. Uma terceira bomba foi detonada na redação da “Tribuna da Luta Operária”, jornal do PCdoB.
Lyda foi a primeira vítima da série de atentados terroristas contra entidades democráticas, jornais, livrarias e bancas de jornais iniciada em 1979.
Há dois anos, o prédio da OAB foi interditado por conta de uma ameaça a bomba. Na época, Agentes do Esquadrão Antibombas da Polícia Civil do Rio fizeram inspeção no imóvel.
Leia também
OAB-GO acusa o delegado Humberto Teófilo de ações arbitrárias e midiáticas contra advogados