Superlua deste domingo será a maior de 2014

A Superlua acontece por causa do formato elíptico da órbita, que fica 50 mil quilômetros mais aproximado da Terra no perigeu, o apogeu é o ponto mais distante

Um fenômeno chamado de “Superlua” deverá levar todos os olhares para o céu na noite deste domingo (10/10). A lua estará em um ponto mais próximo da terra, tornando o satélite 30% mais brilhante e 14% maior aos olhos dos terráqueos.

A Superlua acontece por causa do formato elíptico da órbita, que fica 50 mil quilômetros mais aproximado da Terra no perigeu, o apogeu é o ponto mais distante. O fenômeno ocorre seis vezes por ano e neste domingo será a de maior proximidade em 2014.

Por volta das 17h40, de acordo com o Observatório Nacional, a Lua irá nascer no céu e se pôr às 6h41, da segunda-feira (11). O melhor horário para visualizar o fenômeno é no início da noite, momento em que o satélite deve estar perto do horizonte.

Esta é a segunda vez que o fenômeno acontece em 2014 e, segundo o Observatório Nacional, a previsão é de sei Superluas por ano. O mês de setembro também será privilegiado com a Superlua nos dias 8 e 28 de setembro.

Deixe um comentário