STJ tem 24 ministros indicados durante gestões petistas
12 abril 2023 às 18h03
COMPARTILHAR
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem na sua composição a maioria dos ministros indicados durante governos petistas. Apenas o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou 10 nomes da composição vigente. Ao todo, 24 foram indicados pelo Partido dos Trabalhadores nos últimos 21 anos.
Três cadeiras estão vagas, sendo duas destinadas a desembargadores dos Tribunais de Justiça e uma destinada a advogados e membros do Ministério Público. Felix Fischer deixou a corte em agosto de 2022 ao completar 75 anos e Laurita Vaz ainda é ministra, mas completa 75 anos em outubro de 2023.
A indicação do ministro ao STJ é submetida a sabatinas no Senado Federal para que seja aprovada. Nas vagas destinadas aos integrantes de Tribunais de Justiça e TRFs, os juízes federais de 2ª Instância se candidatam. Em seguida, os ministros do STJ formam uma lista tríplice e encaminham ao presidente da República que escolhe um nome.
Já para os integrantes da advocacia e do MP, os órgãos formam listas sêxtuplas e enviam ao STJ, que elabora uma lista tríplice.