STJ autoriza regime aberto para mais de mil condenados por tráfico privilegiado de drogas
08 setembro 2020 às 22h50
COMPARTILHAR
Modalidade envolve comercialização de pouca quantidade de drogas, réus com bons antecedentes e sem provas de atividade ilícita anterior ou de integração à organização criminosa
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu nesta terça-feira, 8, habeas corpus coletivo que autoriza todos os condenados à pena mínima por tráfico privilegiado de drogas no Estado de São Paulo a cumprirem as sentenças em regime aberto. A Defensoria Pública paulista afirmou que cerca de 1,1 mil presos devem ser beneficiados.
A decisão atende a um pedido apresentado pelos defensores sob justificativa de que a modalidade foi excluída do rol de crimes hediondos, segundo o entendimento fixado pelo Supremo Tribunal Federal e pelo próprio STJ. Dessa forma, foi derrubada a regra que proibia a substituição do regime fechado por penas restritivas de direitos e imposto tratamento penal com “contornos mais benignos” aos condenados.
O tráfico privilegiado envolve pouca quantidade de drogas, réus com bons antecedentes e sem provas de anterior atividade ilícita e de integração à organização criminosa.