STJ autoriza posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho
20 janeiro 2018 às 14h22

COMPARTILHAR
Na decisão liminar, ministro Humberto Martins argumentou que condenações na Justiça Trabalhista não impedem a deputada de assumir o cargo

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, atendeu recurso da Advocacia Geral da União e concedeu neste sábado (20/1) liminar liberando a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho. Com a decisão, a posse está marcada já para a próxima segunda-feira (22).
No recurso ao STJ, a AGU contestou a tese de que a nomeação de Cristiane Brasil contraria o princípio da moralidade devido às condenações que ela sofreu na Justiça Trabalhista.
Para Humberto Martins, as ações contra a deputada não a impedem de assumir o cargo, uma vez que não há nenhuma previsão na lei com essa determinação.
“Ocorre que em nosso ordenamento jurídico inexiste norma que vede a nomeação de qualquer cidadão para exercer o cargo de ministro do Trabalho em razão de ter sofrido condenação trabalhista”, afirmou o ministro na decisão.
O magistrado também argumentou que a suspensão vem impedindo o regular funcionamento do ministério e a normal tramitação de importantes ações governamentais e sociais.