STF vai discutir suspensão da Copa América em sessão de emergência
08 junho 2021 às 17h39
COMPARTILHAR
Ministra Carmen Lúcia solicitou em despacho a instalação de sessão virtual extraordinária para análise, no dia 10 de junho
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal(STF), pediu audiência extraordinária para tratar com urgência e decidir a respeito da realização ou não da Copa América no Brasil. O torneio está previsto começar no dia 13 de junho no país, após desistência da Argentina e Colômbia.
“Em razão da excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão, considerando que se noticia o início da competição desportiva questionada para o próximo dia 13, solicito ao eminente ministro presidente a instalação de sessão virtual extraordinária para análise, no dia 10 de junho”, afirma a ministra em despacho.
Cármen Lúcia foi sorteada para relatar uma ação do PSB que pede a suspensão da Copa América de futebol no Brasil. O mandado de segurança foi movido pelo partido em conjunto com o deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais. O partido pede que a decisão seja concedida em caráter liminar pela proximidade do início do torneio.
O ministro Ricardo Lewandowski, pediu informações ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a realização da Copa América. Lewandowski é relator de uma ação com pedido semelhante, feito pelo PT. O partido quer a suspensão de todas as tratativas envolvendo a realização da Copa América no Brasil.
Copa América
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anunciou na última segunda-feira que o Brasil sediará a realização da Copa América de 2021. A confederação agradeceu ao presidente Bolsonaro por “abrir as portas do país ao que hoje em dia é o evento esportivo mais seguro do mundo”. “A América do Sul brilhará no Brasil com todas suas estrelas”, acrescentou.
Bolsonaro garantiu que haverá Copa América no Brasil, mesmo com o agravamento da pandemia no país, no que depender dele e de seus ministros. A afirmação foi feita durante tradicional conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, na manhã de terça-feira. “Fui instado pela CBF, ontem, 31, conversei com todos os ministros interessados e, de nossa parte, positivo”, disse.