STF determina soltura de blogueiro Oswaldo Eustáquio
06 julho 2020 às 06h58

COMPARTILHAR
No entanto, blogueiro não poderá usar redes sociais, deixar Distrito Federal ou se aproximar da Praça dos Três Poderes e das residências dos ministros do Supremo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a soltura do jornalista Oswaldo Eustáquio neste domingo, 5. Investigado no inquérito do STF que apura o financiamento e a articulação de atos antidemocráticos, Eustáquio estava preso desde o dia 26 de junho.
A ordem de soltura impõe restrições à circulação do blogueiro, que não poderá deixar o Distrito Federal e deverá manter distância de pelo menos um quilômetro da Praça dos Três Poderes e das residências dos ministros do Supremo. Além disso, Eustáquio também não poderá usar redes sociais nem manter contatos com pessoas investigadas.
Eustáquio é suspeito de “impulsionar o extremismo do discurso de polarização contra o STF e o Congresso Nacional”, por meio das redes sociais. A defesa do blogueiro argumenta que “levar jornalistas ao calabouço, pelo uso da palavra escrita ou falada, mesmo por militância política, abre um perigoso precedente”.