Comércio deve iniciar período de promoções com queda de 0,7% no volume de vendas

Movimento na rua 25 de Março no último fim de semana antes do Natal | Foto: Paulo Pinto/Fotos Publicas
Movimento na rua 25 de Março no último fim de semana antes do Natal | Foto: Paulo Pinto/Fotos Publicas

O movimento de vendas a prazo no comércio varejista na semana que antecede o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro, caiu 0,7% em relação ao ano passado. Esse foi o menor volume de vendas dos últimos cinco anos, segundo o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

O Natal é considerado pelos lojistas a data comemorativa mais importante em faturamento e no número de vendas. Os setores mais movimentados são os de vestuário, calçados, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos da linha branca e eletrônicos. Nos cinco anos anteriores as variações das vendas no período foram positivas e alcançaram os seguintes valores: 2,97% em 2013; 2,37% em 2012; 2,33% em 2011 e 10,89% em 2010.

De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o resultado negativo em 2014 reflete a tendência de desaquecimento das vendas no varejo observado ao longo do ano, em virtude do cenário econômico desfavorável, com crédito mais caro, inflação elevada e baixa confiança do consumidor.

“A inflação pesou no bolso dos consumidores. Os juros estão mais elevados e os rendimentos dos trabalhadores já não crescem com tanto vigor como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo das famílias”, afirmou a economista.

Na avaliação dos economistas do SPC Brasil, o movimento econômico nos últimos dias do ano e nas primeiras semanas de janeiro dependerá da criatividade dos lojistas. Por essa ser a semana das trocas de presentes, é esperado que as promoções reaqueçam o mercado até o fim de janeiro. Os tradicionais descontos que são oferecidos nessa época devem ajudar o comerciante a emplacar novas vendas e melhorar o fraco desempenho neste Natal.

*Com informações da assessoria de comunicação do SPC Brasil