Sistema de Informações para Infância e Adolescência será lançado em Aparecida de Goiânia

O programa é utilizado por conselheiros tutelares de todo o país e permite a geração de dados que auxiliam na criação de políticas públicas específicas nos municípios

O Sistema de Informações para Infância e Adolescência (Sipia) vai ser lançado em Aparecida de Goiânia na próxima terça-feira (27/1). O programa é utilizado por conselheiros tutelares em todo o país e está integrado à rede nacional de atendimento à criança e ao adolescente.

Essa rede interliga todas as instâncias normativas e de fiscalização do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) nos âmbitos municipal, estadual e federal.

De acordo com o analista de políticas públicas de Assistência Social da Secretaria Estadual de Cidadania e Trabalho (SECT), Renilton Borges Santana, o Sipia permite a geração de dados que podem auxiliar na criação de políticas públicas específicas nos municípios, além de proporcionar uma leitura mais completa por parte do Conselho Tutelar.

“Após o registro o caso é encaminhado automaticamente para a aplicação da medida mais adequada. Com isto, propicia subsídio para as demais instâncias na formulação e gestão das políticas públicas voltadas para os Direitos da Criança e do Adolescente”, explicou.

Segundo a consultora do Sipia em Goiás, Cintia Rios, o programa permite um atendimento mais profissional e técnico. “É muito comum, por exemplo, que pais de crianças que sofreram algum tipo de abuso se mudem de cidade e isto atrapalhava bastante o acompanhamento. Com a implantação do Sipia, e pelo fato dele ser um sistema nacional, estes casos continuam a receber acompanhamento de das autoridades competentes”, destacou.

O programa

O Sipia é abastecido por conselheiros tutelares, que processam e disseminam informações locais sobre a situação da infância e da adolescência. Desse modo, ele vai auxiliar a gestão em Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

Uma vez que ele funciona em rede, o sistema consegue oferecer um conjunto de dados que apoia a construção, o desenvolvimento e o monitoramento de agendas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O que produz conhecimento e dissemina informações de interesse público relacionadas à garantia de direitos da infância e adolescência brasileira.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.