Silas Malafaia grava vídeo pedindo boicote a Vanderlan Cardoso por pauta de cigarros eletrônicos
17 agosto 2024 às 16h06
COMPARTILHAR
O pastor e presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, publicou um vídeo neste sábado, 17, direcionado “ao povo de Goiás e de Goiânia” pedindo para que a população não vote no senador e candidato à Prefeitura de Goiânia do PSD, Vanderlan Cardoso.
O vídeo com ataques a Cardoso foi motivado pela notícia de que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senador, presidida pelo senador, deve pautar, na próxima terça-feira, 20, o PL 5.008/2023, que regulamenta a produção, a comercialização, a fiscalização e a propaganda dos cigarros eletrônicos no Brasil.
No vídeo, Malafaia – considerado uma das principais lideranças da direita no país – destaca que a prerrogativa de pautar, ou não, um projeto em uma comissão é de seu presidente, no caso, Vanderlan Cardoso, e o critica pelo fato do PL estar previsto para estar na pauta da semana que vem.
“Se você tivesse vergonha na cara, se você fosse coerente com seus princípios, enquanto preside essa comissão, jamais poderia pautar essa um assunto desse”, brada Malafaia, no vídeo, ao afirmar que a pauta “afronta os princípios da fé cristã”.
Vale destacar que o fato de o presidente de uma comissão pautar um projeto não significa, necessariamente, apoio a essa projeto. Em nota enviada à reportagem, Vanderlan Cardoso disse ter recebido com surpresa o vídeo de Silas Malafaia, e destacou ser contrário à liberação de cigarros eletrônicos. Veja:
“Nota Pública
Recebi com surpresa as críticas injustas envolvendo meu nome e o projeto que discute a proibição do cigarro eletrônico. Todos sabem e aqui eu reitero que minha posição contrária à liberação dessa substância é bem conhecida.
Primeiro eu quero agradecer profundamente as inúmeras mensagens de apoio que tenho recebido de todas as regiões do Brasil. Pastores e lideranças religiosas têm me ligado e se solidarizado. Todos sabem que, como cristão e conservador, sou firmemente contrário ao uso de cigarros eletrônicos. Contudo, como senador e presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, é minha responsabilidade levar a debate todos os projetos apresentados, mesmo aqueles com os quais pessoalmente eu discordo. O debate democrático deve prevalecer, e espero que essa proposta não seja aprovada.
Lamento que essas críticas atinjam não só a mim, mas também a minha igreja e seus líderes. Tenho grande respeito pela Assembleia de Deus e por seus bispos Manoel Ferreira, Samuel Ferreira, Abner Ferreira, e Oídes José do Carmo, que conhecem meu compromisso com nossos valores e que também foram ofendidos com esse vídeo inconsequente.
Estamos em um momento importante para o futuro de Goiânia, e é essencial que o debate se mantenha construtivo e respeitoso. Ataques e armadilhas não vão desviar o nosso foco, principalmente agora em que as pesquisas indicam que seremos vitoriosos. Tenho confiança de que, juntos, podemos focar nas questões que realmente importam para construirmos a Goiânia que queremos.Confio em Deus, é Ele que nos guia com justiça e sabedoria em todas as nossas ações.
Senador Vanderlan Cardoso”
Veja o vídeo de Silas Malafaia clicando aqui.
Leia também: Veja quais e como candidatos lançam suas campanhas neste sábado, em Goiânia