COMPARTILHAR

Projeto de autoria da vereadora Dr. Cristina foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, na última quarta-feira (21/11)

Vereadora Cristina Lopes Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Ao comemorar a aprovação de Lei que propõe a inclusão do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas da rede pública, em Goiânia, a vereadora Dr. Crisitina Lopes (PSDB) disse que será uma experiência fantástica de inclusão e com baixíssimo custo de investimento.

“Isso significa cidadania e dignidade no aprendizado e o município de Goiânia tem condições suficientes de implantar a disciplina de Libras nas escolas. Eu, como presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, defendo essa pauta da inclusão e de que sejam disponibilizados instrumentos para que essas crianças possam realmente integrar o aprendizado”, disse a parlamentar.

Pela proposta da vereadora, a Libras deverá ser oferecida como disciplina curricular obrigatória, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Dra. Cristina destaca que o objetivo é promover a inclusão social por meio de uma ferramenta que possibilita a comunicação e o aprendizado.

“Seria um instrumento a mais, não só no ambiente no escolar, porque essa criança pode ter uma profissão, no futuro, em que a linguagem de libras possa der muito útil”, afirmou.

A vereadora ao justificar sua iniciativa, cita a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB, número 9394/1996): segundo as normas em vigor, os sistemas de ensino devem garantir, principalmente, professores especializados ou devidamente capacitados que possam atuar com qualquer pessoa especial na sala de aula.