Sicário entregou apurações sigilosas do MPF para Daniel Vorcaro quatro meses antes de prisão
10 março 2026 às 10h20

COMPARTILHAR
Comparsa do banqueiro Daniel Vorcaro, Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, conhecido como o “Sicário”, enviou três relatórios sigilosos do Ministério Público Federal para o dono do Banco Master. Os documentos foram enviados quatro meses antes da prisão de Vorcaro, em 2025.
Entre os documentos sigilosos recebidos por Vorcaro estavam dois relatórios que apuravam as irregularidades na compra do Banco Master pelo BRB, investigação que motivou a prisão do banqueiro. As conversas entre o Sicário e o banqueiro foram revelados pela jornalista Malu Gaspar, de O Globo, nesta terça-feira, 10. O outro relatório seria sobre as suspeitas de que um triplex de luxo em São Paulo, avaliado em R$ 60 milhões, teria sido usado como propina em torno da negociação com o banco estatal de Brasília.
As mensagens remetem a julho de 2025, momento que o Banco Central já havia detectado as dificuldades do Banco Master em captar recursos e honrar compromissos, alertando sobre o risco de adoção de “medidas prudenciais preventivas”. O Master, inclusive, já havia sido notificado pelo BC sobre as ações implementadas até aquela época não seriam suficientes para mitigar o risco de liquidez do conglomerado.
Leia também:
Escritório de Viviane Barci, esposa de Moraes, detalha prestação de serviço ao Banco Master

