A varejista chinesa Shein inaugurou nesta quarta-feira, 16, no Shopping Bougainville, sua primeira loja temporária no Centro-Oeste. A pop-up store — conceito de loja física com funcionamento por tempo limitado — funcionará até o próximo domingo, 20, oferecendo peças exclusivas, descontos especiais e a chance de os clientes conhecerem de perto as marcas do ecossistema Shein.

A iniciativa integra a estratégia da empresa de aproximar-se do consumidor brasileiro por meio de experiências presenciais. “A Shein é 100% digital, mas também reconhece o valor do contato físico com o público. Mesmo marcas nativas digitais precisam criar vínculos no mundo real. Por isso, criamos esse espaço onde as pessoas podem tocar nas roupas, conhecer melhor nossas marcas e viver uma experiência diferenciada”, explicou ao Jornal Opção Felipe Feistler, Country Manager (gerente geral) da Shein.

Felipe Feistler | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

A loja funciona das 10h às 22h (exceto na quarta, que abre às 16h) e oferece descontos de 10% em todos os produtos e 20% para compras acima de R$ 399. Apesar de gratuita, a entrada é controlada por meio de ingressos digitais, que podem ser retirados neste link. Quem não conseguiu visitar a loja física ainda pode adquirir os mesmos produtos com desconto no aplicativo e site da marca.

Segundo Feistler, Goiânia é a segunda cidade a receber uma pop-up da Shein em 2025 — a primeira foi Salvador. A capital goiana também é a sétima cidade brasileira a receber esse tipo de iniciativa desde que o modelo foi implantado no país, em 2022. “É a décima loja pop-up da Shein no Brasil e a primeira no Centro-Oeste. Estamos muito felizes com a recepção dos goianos. Goiânia é estratégica para a marca, e esperamos voltar futuramente”, afirmou.

Público-alvo da marca no Brasil

A curadoria das peças foi pensada especialmente para o público goiano. A gerente de moda da Shein no Brasil, Helena Hwang, destacou que a loja reúne diversas marcas próprias da empresa, com estilos variados. “Cada marca tem uma identidade. A Cajune, por exemplo, traz um tropicalismo alegre, perfeito para a mulher goiana, que é solar, elegante e vaidosa. Já a Daisy é mais romântica. A Muzera e a Hombre também têm destaque. É a primeira vez que trazemos todas as nossas fashion brands com essa visibilidade em uma pop-up no Brasil”, afirmou.

Helena Hwang | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Helena também ressaltou que a escolha por Goiânia se deu após estudos de mercado que identificaram forte afinidade entre a moda Shein e o público local. “Eu fiquei impressionada com o quanto as mulheres em Goiânia são vaidosas e bem-vestidas. É uma cidade com muita personalidade e estilo — o que se conecta perfeitamente com as nossas coleções”, disse.

Ela ainda comentou que o público-alvo da marca no Brasil é majoritariamente da geração Z, mas que a empresa tem ampliado o alcance para outros perfis. “O nosso foco principal é a geração Z, mas percebemos que essas consumidoras costumam trazer também mães, avós e filhas para dentro do universo Shein. Então, estendemos a comunicação e as coleções para diferentes idades. Hoje, mais do que a idade, o que importa é o estilo. Já vimos, por exemplo, mulheres de 60 anos usando vestidos decotados com confiança — e é isso que queremos: oferecer moda acessível para todos os estilos, independentemente da idade”, explicou a gerente.

A loja temporária da Shein reforça a tendência de marcas digitais apostarem em ativações físicas pontuais para fortalecer o relacionamento com os consumidores. Mesmo com o sucesso das operações presenciais, a estratégia da empresa segue focada no digital. “Abrimos, fechamos e voltamos para o online. As pop-ups são experiências pontuais e temporárias, mas muito importantes para nossa conexão com o público”, concluiu Felipe Feistler.

História

A Shein foi fundada em 2012 pelo empresário chinês Chris Xu. Na época, Chris notou que a maioria das empresas de moda no mundo tinham que escolher entre oferecer variedade de produtos ou reduzir o desperdício em estoque e, vendo isto, se propôs a mudar esse cenário, liderando desenvolvimento de processos alternativos e alta tecnologia para trazer a moda para o futuro. Em outubro de 2020, a SHEIN já era a maior companhia de moda exclusivamente online do mundo, de acordo com a Euromonitor International, e é uma das 10 startups mais valiosas do mundo, segundo levantamento da CB Insights.