Setor de serviços recua 1% em Goiás no mês de outubro, mas avança 1,7% no País

No acumulado deste ano, setor de Serviços já reduziu quase 9% com pandemia

Informação e Comunicação e outros serviços são as duas atividades que se destacam durante pandemia. │ Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os meses de setembro e outubro, o setor de Serviços retraiu 1% em Goiás. É a primeira queda no Estado após cinco meses de crescimento. Embora este cenário aparente certa instabilidade, a situação do segmento é um pouco mais crítica.

Ao longo de 2020, apenas em Goiás, o volume de serviços se reduziu 8,8%. Em comparação apenas com o mês de outubro do ano passado, este valor chega a -5,7%. Serviços prestados à famílias (-18,4%), transportes (-10,5%) e comunicação e informação (-7,8%) foram as áreas que influenciaram esse encolhimento.

Serviços profissionais, administrativos e complementares (8,7%) e Outros Serviços (8,6%) foram duas áreas que ajudam a amenizar essa queda no setor.

Situação do Brasil

Embora Goiás tenha apresentado essa queda no mês de outubro, o País como um todo cresceu no setor. O volume acumulado entre os estados brasileiros apresentou crescimento de 1,7%.

Apesar dos dados trazerem dados otimistas, no Brasil também houve forte retração no setor de Serviços a partir da pandemia de Covid-19. No acumulado de 2020, o setor perdeu 8,7% do seu volume. Em relação ao mês de outubro do ano passado, o setor de Serviços contraiu 7,4%.

Das 27 unidades federativas (UF) brasileiras, 16 apresentaram crescimento no setor. A Bahia se destaca, com uma valorização de 10,8% em Serviços, seguida por Mato Grosso do Sul (4,7%) e Sergipe (4,4%). As UF que mais impactaram de forma negativa foram Piauí (-4,4%), Mato Grosso (-8%) e Rondônia (-8,2%).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.