Além dos parques estaduais estarem fechados para visitação durante período de isolamento social, prática de motocross danifica vegetação e solo de áreas de preservação ambiental

Sete praticantes de motocross foram detidos no Parque Estadual da Serra Dourada (PESD), na cidade de Goiás. A ação ocorreu no último final de semana em fiscalização conjusta da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), fiscais das unidades de conservação (UC) e forças de segurança pública como polícias Civil, Militar, Ambiental e Militar (Patrulha Rural).


As motos apreendidas somam R$112 mil no valor médio de mercado. Os detidos tiveram de lavrar Termos Circunstaciados de Ocorrência (TCOs) e os autos de infração, no valor de R$10, 5 mil. Após isso, eles foram liberados. Havia, ainda, três menores de idade entre eles, que foram entregues aos responsáveis legais. Ministério Público e Polícia Civil irão apurar os fatos por meio de inquérito.


Além dos parques estarem fechados no período de isolamento social, os parques são unidades de conservação destinados a preservação de forma integral. “A perturbação do ambiente, dos animais, os danos à flora e à biodiversidade não podem ser tolerados”, afirmou a secretária da Semad, Andréa Vulcanis. ““É uma atividade que provoca degradação da vegetação e do solo, além de ocasionar processos erosivos e assoreamento de córregos”, falou.