Sete em cada 10 brasileiros são contra privatizações, diz Datafolha

Em relação à Petrobrás, 70% dos entrevistados pelo instituto também afirmaram ser contra a privatização 

Foto: Felipe Dana/ Agência Petrobras

Sete em cada dez brasileiros se opõem à privatização de estatais, aponta pesquisa do instituito Datafolha divulgada nesta terça-feira (26/12). A rejeição a privatizações é predominante em quase todos os recortes analisados pelo levantamento, como região, sexo, escolaridade, preferência partidária ou aprovação ao governo Temer.

O único cenário em que a maioria aprova a privatizações, é entre pessoas com renda superiro a dez salários mínimos por mês. Nesta camada da sociedade, 55% se disseram favoráveis à ideia.

Segundo a pesquisa, a aceitação cai de acordo com a renda familiar mensal. Entre os que ganham dois salários mínimos ao mês, apenas 13% são a favor. A maioria da população, 67%, também vê mais prejuízos que benefícios na venda de companhias brasileiras para grupos estrangeiros.

As privatizações sofrem maior resistência entre os moradores das regiões Norte e Nordeste, com taxas de 78% e 76% de reprovação. No Sudeste, a proposta tem menor reprovação: 67% são contrários.

A privatização da Petrobrás também é rejeitada por sete em cada dez brasileiros. Índice maior do que o apurado pelo Datafolha em 2015. À época, 61% eram contrários e 24% favoráveis à privatização.

Para a realização da pesquisa, foram ouvidas 2756 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.