Eleição antecipada referente ao biênio de 2023-2024 ocorrerá nesta quinta-feira, 30, às 15h

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), nesta terça-feira, 28, o comunicado de convocação de sessão especial para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia, referente ao biênio de 2023 e 2024. Eleição antecipada será realizada nesta quinta-feira, 30, às três horas da tarde.
A possibilidade de convocar antecipadamente a votação da mesa foi proposta pelo vereador Juarez Lopes (PDT) e aprovada em segunda votação na última quarta-feira, 22. Na ocasião, apenas o vereador do PSL, Lucas Kitão, se manteve contra essa proposta.
Além de antecipar as eleições, o texto criou um quarto cargo de vice-presidente à Casa, aumenta duas cadeiras nas Comissões de Constituição de Justiça e Redação (CCJ) e Finanças. Esse aumento também ocorrerá na Mista, uma vez que esta é uma espécie de compilado das comissões citadas. Com a aprovação, fica permitida a convocação das eleições em um prazo de 48 horas. Com o apoio de 34 dos 35 vereadores, a tendência é que a atual mesa diretora seja reeleita.
Na avaliação de vereadores ouvidos pelo Jornal Opção, o que mudou o cenário e facilitou a aprovação da antecipação da eleição da mesa foi a melhora do diálogo entre o grupo de parlamentares que defendia a matéria e o Paço Municipal. Isso, poque no primeiro semestre, a matéria chegou a tramitar na casa, mas 14 vereadores e a própria Prefeitura foram contrários ao projeto, que foi retirado de pauta.
No entanto, as desconfianças entre o Paço e a Câmara foram sendo dissipadas no decorrer da aprovação de matérias de interesse do Executivo. À época, existia o receio por parte de aliados do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) de que ele poderia ficar nas mãos do grupo liderado pelo presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota), já que o vereador é o próximo na linha sucessória.
Deixe um comentário