SES-GO promove eventos virtuais para conscientização do combate ao câncer de mama

Além de ações específicas em cada unidade de saúde, hospitais vão aderir à fachada rosa. Secretaria também promove evento virtual no dia 29 de outubro com profissionais da saúde por meio do Zoom

Foto: divulgação

O governo estadual irá promover eventos virtuais para difundir a campanha de conscientização do Outubro Rosa, mês que destaca a importância do combate ao câncer de mama.

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre mulheres de todo mundo e corresponde a cerca de 25% dos novos casos de câncer a cada ano.

Entre as brasileiras, o percentual chega até a 29%. Não existe uma causa única. Diversos fatores estão relacionados com o risco de se desenvolver a doença, como idade, fatores endócrinos, genéticos, fatores ambientais ou comportamentais etc.

Uma multiplicação desordenada de células anormais da mama formam um nódulo ou um tumor. Em alguns casos, o desenvolvimento é lento, enquanto em outros, crescem mais rapidamente. É fundamental que mulheres façam o exame de toque e mantenham o acompanhamento periódico com o médico.

Eventos virtuais

No dia 29 de outubro, pela plataforma Zoom, um encontro será promovido pela área de Saúde da Mulher da SES-GO com profissionais da saúde e gestores municipais. O evento foi intitulado Encontro com Especialistas e Outubro Rosa.

Além do encontro virtual, unidades hospitalares também realizarão programações específicas e iluminarão suas fachadas com a cor rosa. Algumas unidades também irão espalhar materiais impressos e distribuir fitas rosas, além de outras ações.

Já aderiram à fachada rosa os Centros Estaduais de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-SOL), os Hospitais Estaduais Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), de Urgências de Trindade (Hutrin) e Ernestina Lopes Jaime (Heelj), de Pirenópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.