Serviço de emissão de visto para os Estados Unidos é suspenso

Embaixada recomenda que pessoas que estão com viagem marcada para as próximas duas semanas adiem sua visita ao país

O serviço de emissão de vistos estadunidenses está suspenso em todo o mundo devido a problemas técnicos. A Embaixada dos Estados Unidos divulgou na última quarta-feira (30/7) um comunicado pedindo aos brasileiros que ainda não retiraram o visto e planejam viagem ao país nas próximas duas semanas que adiem sua visita.

O problema teve início na última semana após uma falha na rede de transmissão de que estava sendo alterada para tornar o sistema mais rápido. Não há previsão de quando o problema será corrigido. O Bureau de Assuntos Consulares do Departamento de Estado informou no documento que está enfrentando problemas com o seu sistema de visto e passaporte, trabalhando, dessa forma, com a capacidade reduzida. “O problema é mundial e não é de um país, ou documento de cidadania, ou categoria de visto em especial”, sustentou.

Dessa forma, algumas embaixadas ou consulados poderão diminuir o número de entrevistas. O atendimento realizado nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), onde é realizada a primeira etapa para a retirada da documentação, não será afetado. Os agendamentos podem ser feitos normalmente nos Casv de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte.

Entretanto, já as seções consulares foram orientadas a cancelar as entrevistas agendadas para a próxima sexta-feira (1º/8). Desta forma, o Consulado dos EUA em São Paulo informou que aqueles que tiverem atendimento marcado para esta data serão atendidos somente no dia 13 de agosto, ou ainda poderão remarcar suas entrevistas.

O Departamento de Estado ainda informou que não irá reembolsar pessoas que, devido ao problema, perderam voos ou diárias em hotéis. “Sempre temos o cuidado de avisar aos viajantes de não fazer planos até que tenham um visto em mãos. Mesmo com o banco de dados funcionando normalmente, pode haver atrasos na impressão”, explica a nota. Quanto a estudantes intercambistas, o Consulado se compromete a emitir os vistos em tempo hábil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.