Serpente capturada em abrigo infantil em Goiás é recordista em ataques no País
01 março 2024 às 19h18
COMPARTILHAR
Uma serpente foi capturada em um abrigo de crianças e adolescentes no município de Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. O Corpo de Bombeiro Militar de Goiás (CBMGO) foi acionado e resgatou o animal nesta quarta-feira, 28. A cobra trata-se de um jararaca, um animal peçonhento e presente em todo o território brasileiro
De acordo com o Altas de Serpentes brasileiras, as jararacas são responsáveis pela maioria dos acidentes ofídicos no país. Dados do Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox-GO), revelam que 4.605 pessoas foram vítima de acidentes com animais peçonhentos em 2023. Ao longo dos últimos três anos, esse número chega a 22,8 mil.
Somente por picadas de cobra, foram 802 vítimas, em 2023. Entre 2020 e 2023, o número de acidentes com serpentes ultrapassa os 5.108 mil, enquanto a média anual no País é de 30 mil.
Atualmente, só o Instituto Butantan produz soros no País, fornecendo ao Ministério da Saúde antidoto para o tratamento de mordeduras de jararaca, jararacuçu, urutu, surucucu, surucucu-pico-de-jaca, cascavel e coral-verdadeira. Em 2022, cerca de 650 mil ampolas do produto foram enviadas à pasta, sendo o soro antibotrópico (para envenenamentos por jararaca) o de maior volume.
Como agir em caso de picada
As orientações às vítimas ou familiares são: lavar o local da picada com água e sabão, ir imediatamente a um serviço de saúde, jamais usar garrotes na região afetada, conduzir a pessoa até a unidade de saúde em repouso e, ainda, tirar foto ou descrever as características do animal para que ele seja identificado e seja administrado o soro específico, caso necessário.
Em todos os municípios polo existem unidades de referência dotadas de insumos, equipamentos e profissionais habilitados. O paciente deve ser levado à unidade mais próxima do seu domicílio. Caso a unidade não tenha o soro antiofídico, a equipe de profissionais providenciará o soro para a unidade de saúde ou encaminhará o paciente até a unidade de referência.
Telefones do Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Goiás (Ciatox-GO)
08006464350
08007226001
Leia também:
Goiás registra mais de 800 acidentes com picadas de cobras em 2023
Anaconda: serpentes gigantes inspiram mitos, obras de ficção e pesquisadores