“Senti ansiedade e uma certa decepção”, diz Coronel Adaílton sobre dificuldades nos seus primeiros meses como parlamentar
29 dezembro 2019 às 15h16
COMPARTILHAR
Parlamentar foi presidente da Comissão de Turismo e presidente da CPI das Universidades. Avalia como produtivo seu primeiro mandato na Casa
Com primeiro mandato na 19ª Legislatura, Coronel Adaílton (PP) fez balanço de como foram as atividades na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás neste ano. Segundo o próprio deputado estadual, o ano foi iniciado com bastante ansiedade, já que ele não conhecia o parlamento goiano, embora já tivesse atuado em funções do Executivo em anos anteriores.
“A experiencia inicial foi de ansiedade, por não conhecer o sistema. E uma certa decepção, tenho que dizer. Mas fomos consertando, com o passar do tempo, buscando experiência com os mais antigos, como o Major Araújo (PSL), que já está aqui em seu terceiro mandato, o Dr. Helio (PSDB), que para mim é uma referência. Conversando com eles, atuando em conjunto, aprendi que o parlamento é a verdadeira arte da política”, observou Coronel Adaílton.
Balanço
“Fizemos um trabalho diferenciado em termos do que ouvimos e temos de noticia na assembleia. Primeiro que conseguimos eleger o nosso presidente, Lissauer (PSB), ainda fosse contra a vontade do governo, mas foi a vontade dos deputados. O parlamento fez a diretoria e o presidente Lissauer e os demais membros da mesa”, comemorou. “Foi um trunfo.”
“A partir daí, conseguimos formar alguns blocos, grupos e lideranças. Apresentamos muitos projetos de lei. Tive a oportunidade de ter, ainda compondo a oposição em maio e junho de 2019, uma lei aprovada. Apresentei vários projetos de lei de muita importância em defesa da mulher e em defesa das pessoas mais carentes”, lembrou.
Turismo
Como presidente da Comissão de Turismo, Coronel Adaílton disse que seu trabalho na Alego foi muito focado na área. “Elaboramos o primeiro Seminário de Turismo da Assembleia Legislativa”, contou. “Nesta comissão, viajamos todo o estado buscando fortalecer essa indústria verticalizada, que é o turismo. Gera muito emprego, renda e qualidade de vida, tanto para os turistas quanto para quem mora nas cidades”, disse o parlamentar.
De acordo com Coronel Adaílton, a Comissão buscou descentralizar a atividade turística que, hoje, são muito focalizadas em Caldas Novas, Pirenópolis e Cidade de Goiás. “São três polos importantes e que estão consolidados, mas também buscamos descentralizar. No interior de Goiás, visitamos o Complexo da Caverna de Terra Ronca, entre Guarani e São Domingos de Goiás.”
Educação
Em 2019, Coronel Adaílton lembra que foi presidente da CPI das Universidades, que antes estava à cargo do deputado Simeyzon (PSD) e com relatoria de Talles Barreto (PSDB). “Tive essa grata satisfação de encerrar essa CPI”, afirmou. “Um trabalho que revelou ao povo goiano e brasileiro, algumas falcatruas que ocorrem e ocorriam no Estado de Goiás, em relação a diplomas falsos, institutos que se dizem de educação e colocam em cheque os diplomas depois de emitidos. Causam prejuízos diretos às pessoas que se propõem a fazer essas especializações.”
O parlamentar informou que o o relatório final desta CPI foi encaminhado aos órgãos competentes, como o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, o Ministério da Educação e o Congresso Nacional. Neste último, foi feita uma sugestão de que lá tambpem fosse realizada uma CPI, de âmbito nacional. “São instituições nacionais, goianas e até internacionais que atuaram de maneira incorretas”, falou o deputado.
Segurança
Apesar de ter votado em favor do Estatuto do Servidor, Coronel Adaílton foi um dos principais frontes de defesa dos policiais na Assembleia, durante a votação. “Defendemos a nossa categoria, principalmente as forças de segurança, que compõem o sistema de segurança publica, e a educação”, contou. “Entendemos que o governo precisa do apoio e da atenção dos deputados e servidores no sentido de equacionar as dificuldades financeiras que o estado enfrenta, mas não podem ser apenas com o sacrifício do servidor público”, defendeu.