Senador se engana e vai a país errado entregar denúncia do 8 de janeiro
21 julho 2023 às 17h54
COMPARTILHAR
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) liderou uma delegação de parlamentares em uma viagem até Nova York para entregar uma denúncia na última sexta-feira. A denúncia é referente ao que ele considera uma “violação de direitos” dos presos após os atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro.
O destinatário do documento, de acordo com o vídeo divulgado pelo senador, é o embaixador Sérgio França Danese, chefe do escritório do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). Contudo, um problema ocorreu durante o procedimento, pois o grupo de parlamentares acabou errando o endereço de entrega.
Em casos como esse, quando uma denúncia é peticionada em um órgão multilateral, é essencial que ela seja apresentada diretamente na sede dessa organização. No caso específico da denúncia para o Comitê de Direitos Humanos da ONU, os parlamentares deveriam tê-la apresentado em Genebra, na Suíça.
Esta informação foi corroborada por advogados e membros do Itamaraty entrevistados pela coluna de Bela Megale, do Globo. A denúncia foi assinada por 52 congressistas e possui cerca de 50 páginas.
Leia também: