Senador Canedo terá novas restrições para conter disseminação de vírus

O novo decreto anunciado pela prefeitura tem validade por uma semana. Nova reunião será realizada na próxima segunda, 17

O prefeito Fernando Pellozo (PSD) anunciou, na noite desta segunda-feira, 10, o novo decreto preventivo de medidas restritivas de combate à covid-19, gripe e dengue. As novas regras foram divulgadas durante live, transmitida em rede social, e traz limitações de funcionamento de estabelecimentos e ações educativas de prevenção a doenças.

O Decreto foi elaborado após reunião realizada pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no município. Uma das restrições é a limitação de 50% da capacidade de ocupação de estabelecimentos comerciais e eventos sociais na cidade.

Durante o anúncio, cerca de 450 pessoas acompanhavam as novas regras, que tem validade de uma semana. Na live, o prefeito afirmou que, na próxima segunda-feira, 17, representantes do Comitê se reunirão para fazer balanço das medidas realizadas no período em que o decreto está em vigorar.

“Não queremos proibir que as pessoas frequentem os estabelecimentos como bares, restaurantes, farmácias, mas sim evitar que elas sejam contaminadas com os vírus”, afirmou Fernando Pellozo. O prefeito reforçou que, neste período, é fundamental uso de máscara facial e álcool em gel.

O prefeito destacou que cerca de 85% da população já foi imunizada com a primeira dose em Senador Canedo. Ao todo, foram 44 mil doses contra Covid-19 aplicadas na cidade. Observou que, além dos oito pontos de imunização, a prefeitura conta com vacinação itinerante no município.

Orientação

A partir desta terça-feira, 11, agentes de endemias estarão em terminais, além de visitarem feiras livres para orientar a população sobre as doenças, assim como distribuir máscara facial à população.

Aulas presenciais

Na oportunidade, Pellozo comunicou sobre a volta as aulas presenciais, que devem iniciar no dia 18 de janeiro no município. Além disso, ressaltou que a prefeitura vai disponibilizar vacinação a crianças de 5 a 11 anos. “Essa volta as aulas é uma forma de voltar o convívio social entre os estudantes, mas ela seguirá também as medidas de segurança. Para reforçar, vamos disponibilizar a vacinação dos pequenos”, comentou.

Reforço

O prefeito afirmou que as unidades básicas de saúde vão contar com equipamento de hemograma, utilizados para identificar doenças. “Inicialmente vamos disponibilizar o aparelho para cinco unidades de saúde, no final serão 10”, frisou Fernando.

Convocação

Durante a transmissão, Pellozo anunciou, por fim, a convocação de 20 novos agentes de endemias, aprovados no último concurso do município. O certame foi realizado em 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.