Senador Canedo passa a oferecer tratamento contra HIV

Cidadãos que antes tinham de se deslocar para Goiânia em busca da prevenção poderão ter acesso ao serviço através de UBS

Senador Canedo passará a oferecer PrEP. | Foto: reprodução

A prefeitura de Senador Canedo informou que, a partir desta quarta-feira (1), passará a oferecer o atendimento de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). Os cidadãos que antes buscavam o tratamento precisavam se deslocar até Goiânia para ter acesso ao serviço.

A novidade foi apresentada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. A coordenadora do Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica da Pasta comemorou a implantação no município. “Todo serviço, desde consulta, exames e medicamentos serão oferecidos aqui”, disse Viviane Martins.

O método de prevenção consiste no uso diário de medicamentos antirretrovirais (ARV) para pessoas que não foram infectadas, os soronegativos. O uso permite que o organismo identifique o vírus e impeça a infecção do indivíduo pelo HIV.

O serviço será oferecido a pessoas não infectadas em situação de risco. Para ter acesso ao tratamento, é preciso procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer uma solicitação. “Na UBS, o paciente recebe o encaminhamento e segue com o atendimento no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Vila Santa Rosa”, informou a diretora de vigilância em saúde, Flávia Régia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.