Senado rejeita recondução de Lauro Nogueira ao CNMP
18 setembro 2019 às 20h58

COMPARTILHAR
Sabatina tocou em pontos polêmicos como abuso de autoridade e Lista Tríplice e acabou descartando indicação por 36 votos a 24

O Plenário do Senado decidiu por rejeitar nesta quarta-feira, 18, a recondução de Lauro Machado Nogueira para mais um mandato no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Foram 36 votos contra a indicação, 24 favoráveis e 1 abstenção. Lauro Nogueira foi indicado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
Na sabatina os senadores solicitaram o posicionamento do indicado sobre temas como abuso de autoridade e Lista Tríplice. Lauro Nogueira defendeu a aprovação do projeto de abuso de autoridade, que já passou pelo Senado.
“Só tem temor aquele que abusa. A regulação do abuso de autoridade é um instrumento importante para as instituições”, afirmou Lauro.
A rejeição foi criticada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). “O que acabou de acontecer com o conselheiro do Ministério Público, do CNMP, senhor Lauro Nogueira, é lamentável. É uma retaliação indevida, que lembra os piores momentos desta Casa. Esta Casa viveu momentos tristes em sua história”, afirmou o senador.
O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam também da aprovação do Senado e da Presidência da República para assumir o cargo.
(com informações da Agência Senado)