Senado aprova 12 de março como Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid-19

Após votação simbólica, texto é encaminhado à Câmara dos Deputados

Projeto de lei (nº 3.819/2021) que institui 12 de março como o Dia Nacional em Homenagem às Vítimas da Covid-19 foi aprovado em votação simbólica no Senado Federal, nesta quarta-feira, 17. A data marca o dia em que ocorreu a primeira morte pelo coronavírus no Brasil. Texto segue para a Câmara dos Deputados.

No Senado, o projeto foi relatado pela senadora Simone Tebet (MDB-MS). O tema já havia sido debatido durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Assim, a criação da data comemorativa pôde ser aprovada sem necessariamente precisar obedecer critérios legais, como a promoção de consultas públicas.

Tebet explicou que, além servir para homenagear aqueles que partiram vítimas da Covid-19, a data também será importante para marcara discussão de políticas públicas e assistência social às vítimas do coronavírus.

“Cada um dos números representa uma história repleta de emoções, de paixões, alegrias e dores. São também vítimas da covid-19 os sequelados de todos os níveis, que tiveram suas vidas alteradas pela contaminação, brasileiros que perderam a capacidade de locomoção e de trabalho e que, hoje, muitos deles, mesmo vivendo apenas sobrevivem”, disse a senadora.

A senadora ainda criticou a atitude do governo federal frente ao enfrentamento da pandemia e caracterizou os profissionais da saúde como “heróis”. “É também o dia de falarmos e homenagearmos os verdadeiros heróis desse processo, que não fomos nós, não foi o Governo Federal, foram os profissionais de jaleco: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, servidores administrativos”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.