Seminário sobre reforma política na PUC termina em confusão; veja vídeo

Adolescente acusou Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, presente no evento, de apoiar o movimento comunista. “Bando de excomungados”, gritou

Marco afirmou que Conselho Nacional de Bispos do Brasil apoia movimento comunista, e que, conforme decreto de 1949, estão automaticamente excomungados | Foto: divulgação/ vídeo

Marco afirmou que Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apoia movimento comunista, e que, conforme decreto de 1949, estão automaticamente excomungados | Foto: divulgação/ vídeo

Um seminário sobre reforma política realizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás na última sexta-feira (24/4), terminou em confusão entre Marco Rossi Medeiros, de 17 anos, e outros presentes no evento, entre eles integrantes da CUT, PT, MST e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No local, o jovem chamou os participantes de “excomungados”, além de xingar uma professora da PUC de “vagabunda”. A universidade não soube informar quem é a professora.

“Quem agride é comunista! Professora da ditadura, amante de genocida, defensora das Farc, vagabunda”, disse o jovem. A mulher, por outro lado, chamou o adolescente de “moleque desrespeitoso”. Marco, aluno de Ensino Médio, alegou que foi agredido e que pretende fazer um Boletim de Ocorrência. O jovem ainda sustenta que pretende abrir um processo contra a PUC, caso o bispo ou reitor não se retratem.

Marco divulgou o vídeo da confusão na última terça-feira (28). Durante cerca de três minutos ele explica o motivo de sua interferência no evento, que teve a presença do secretário da CNBB, Daniel Seidel (PT). Logo no início, Marco afirma que o petista foi encarregado de fazer propaganda do projeto de reforma política que, de acordo com ele, faz parte do projeto de poder comunista do PT.

A confusão começou quando Marco questionou a realização do seminário na PUC.  “Como é que uma instituição Católica permite uma bancada formada só de excomungados?”, interferiu o jovem durante exposição do secretário da CNBB. Conforme alegou jovem, o decreto contra o Comunismo de 1949, na época do Papa Pio XII, garante que todo católico que apoiar o movimento seria automaticamente excomungado.

De preto, presidente da CUT, Bia de Lima; ao lado, de branco, secretário da CNBB, Daniel | Foto: divulgação/ Facebook

De preto, presidente da CUT, Bia de Lima; ao lado, de branco, secretário da CNBB, Daniel Seidel | Foto: divulgação/ Facebook

Com o início do bate-boca, não é possível entender com clareza o que é dito pelos outros presentes, a não ser Marco, cujas falas estão legendadas. O jovem acusa o grupo de querer fazer uma revolução armada. “Se quer revolução armada é porque quer matar pessoas. Quer matar fazendeiro, quer matar empresário”, disse.

No vídeo, antes da discussão, o jovem faz uma explicação em que alega que dentro da Igreja Católica existe um grupo de padres e bispos que pretendem subverter a Igreja, transformando-a em uma ferramenta de revolução política a serviço do movimento comunista internacional, que, conforme adolescente, na América Latina é coordenado pelo Foro de São Paulo e pelo Partidos dos Trabalhadores (PT).

Desta forma, Marco afirma que ele e outros católicos devem “confrontar varonilmente” os representantes da CNBB. “Temos que estar preparados para ajudar bispos e padres que, encorajados pela nossa atitude, resolvam se manifestar em defesa da Igreja, demonstrando lealdade a Cristo, e não aos homens; ao Papa, e não à Dilma.”

Ao Jornal Opção Online, Marco garante que seu posicionamento não tem relação com moralismo. “Uma pessoa que não seja católica deve entender minha posição”, sustenta. O adolescente garante que a CNBB está pregando ideologias contrárias ao Catolicismo, e frisa que não é radical, mas sim “católico antes de tudo”.

O jovem, sempre presente nos movimentos contra o governo de Dilma Rousseff (PT) em Goiânia, alega que o problema não foi a reunião ou a discussão, mas sim as propostas que, de acordo com ele, vão de encontro ao que é pregado pela Igreja, sendo divulgadas dentro de uma instituição de ensino católica.

“Divulgo o vídeo para encorajar católicos para se levantarem contra isso”, disse jovem. Para Marco, “o inimigo não é tão forte. “Tanto que sou eu, um garoto menor de idade, discuti com um monte de representante sindicais e não aconteceu nada.”

A PUC-GO informou ao Jornal Opção Online que apenas cedeu espaço para o seminário, e não é responsável pelo ocorrido. A instituição, que sustenta apoiar a discussão sobre reforma política, organizou o evento de dois dias antes, sobre o mesmo tema com a presença da CNBB.

Veja o vídeo:

58 respostas para “Seminário sobre reforma política na PUC termina em confusão; veja vídeo”

  1. Marco Rossi Medeiros disse:

    Só um comentário bastante importante: Não creio que o bispo deva se retratar, apenas o reitor. O bispo deve é pedir explicações.

  2. Erick Souza disse:

    Mais um idiota inútil formado na tradição secular da ICAR que sempre se moldou ao poder econômico e nunca a pregação da palavra de Deus.

    • Bruno Alves disse:

      Vamos lá, idiota útil é um termo de Lenin para aqueles tipo você que fazem o papel de papagaios da revolução, é claro que por definição o idiota é sempre idiota demais para perceber que é idiota, rs. Segundo: que moral tem você que tem no perfil a fito da Dilma para falar da Palavra de Deus? O cara faz propaganda de um partido anticristão, cuja pauta é toda materialista e anti-evangélica e quer usar a Palavra de Deus como argumento?

      • Katia Motta disse:

        “cuja pauta é toda materialista e anti-evangélica” Nossa, dá medo ver um sujeito aparentemente jovem escrevendo tamanhas idiotices.

  3. Erick Souza disse:

    Quero ver a cara desse pateta quando o Papa Francisco assinar bula permitindo e estimulando os católicos a participarem dos movimentos sociais pelo bem comum! Vai fazer o que? Virar herege ou se excomungar?

    • Bruno Alves disse:

      Erick Souza, em primeiro lugar a doutrina da Igreja condena e pune com a pena máxima (excomunhão) para quem colabore com comunistas. Todos os papas condenam tal ideologia, o papa Francisco não tem poder de mudar a doutrina da Igreja. Se o Papa Francisco fizer isto ele se tornará um herege por defender doutrina contrária a Tradição da Igreja e por consequência estará excomungado, pois um papa não pode ser herege. É incrível como as pessoas gostam de opinar sobre a Igreja sem conhecer sua doutrina minimamente, definitivamente o Brasil é a terra dos palpiteiros.

      • Werson Arraes disse:

        Bruno, há um princípio da Igreja que se chama “infalibilidade papal”. Os pronunciamentos papais expressam, sempre, a vontade de Deus. É certo que o Papa condenará qualquer posição comunista ou seja lá o que for que tenha uma ideologia totalitária.
        No entanto, este Papa é um revolucionário, um agitador, um radical, um humanista, tal como… o Cristo.
        A diferença de Cristo (e o que o eternizou) é que Ele ensinou que o maior reino não está no mundo, mas no coração do homem. Este Papa fará uma profunda mudança na Igreja e engajará os católicos e demais cristãos, chamando-os à solidariedade, à partilha e ao bem comum.

      • Bruno Alves disse:

        Werson, você está errado, a infalibilidade papal só existe quando atendidos os critérios necessários para tal, não é qualquer declaração papal que é infalível, vamos estudar.

      • Wemerson Arraes disse:

        Você está certo quando censura a minha palavra “pronunciamento”. A palavra, no contexto, remete o leitor à idéia de qualquer fala papal. Daí que, nessa interpretação rasa, Deus seria mesmo brasileiro (vide recente manifestação de Francisco).
        Entretanto, referi-me às deliberações e declarações solenes que Francisco há de apresentar ao mundo, dotando a comunidade católica de novos pilares e resgatando outros, como o amor e o respeito aos demais seres. Ainda, afastará as estruturas caducas e ultrapassadas, a hipocrisia, a vaidade, os vícios, as ostentações e principalmente o pedantismo.

      • Rafael disse:

        Bruno Alves , vc que é uma pessoa iluminada , talvez não saiba mas leia essa entrevista na integra http://angelqueen.org/2013/04/13/interview-with-pope-before-he-was-pope/ ou essa em Português com os melhores momentos http://www.catolicostradicionais.com.br/2013/11/papa-francisco-desmascara-o_739.html

      • Geraldo Brandão disse:

        Amiguinho, não existe esta excomunhão… LEIA OS DOCUMENTOS DA IGREJA PÓS SINODAL, APRENDA A SER HUMILDE E REZE… SÓ ISTO… ESPALHAR DIFAMAÇÃO É PECADO..

      • Jeová Farias disse:

        Geraldo, procure so menos Na Wikipedia antes de de pronunciar: https://pt.wikipedia.org/wiki/Decreto_contra_o_Comunismo?wprov=sfla1

    • Gabriel Eiras disse:

      Vai ser o fim dele se assinar algo do tipo. A foto não nega que é PTista. kkkkkkkkkkkk

    • LEILAM disse:

      |Pra início de conversa comunistas são ateus. Comunismo com religião é como água e óleo. Se ele fizer isso, então vou crer que ele é o anti-cristo que a Bíblia anuncia.

    • Lalado Gazola disse:

      Meu caro, o Papa nunca fará isso ! A favor desses grupos esquerdistas, comunistas , machistas e seguidores da Teologia da Libertação? Nunca ! Ou a Igreja Católica deixara de ser a Igreja fundada por Cristo sobre Pedro.

  4. Maicon Da Silva disse:

    Orgulho desse moleke! É isso mesmo, parabéns pela coragem.Partidos como:PT, PSOL, PCDOB e similares, fedem comunismo. E pra quem escreveu a matéria, sugiro que corrijam, pois a professora xingou ele primeiro ”Sai daqui muleke vagabundo” sejam imparciais.

  5. Meri Angélica Harakava disse:

    Gostei. Tem que denunciar. Simplesmente dizer-lhes o que eles são: Comunistas. Apóstatas. Excomungados. E só.

  6. nivaldo de faria disse:

    Esse garoto tem futuro! Passou da hora desses comunistas, potenciais genocidas como ensina a história, sejam confrontados com os horrores que defendem. E chega da Igreja apoiar essa corja: a Santa Igreja deve expulsar essa corja de comunistas do seu quadro!

  7. Matheus Fraga disse:

    Os catolicos tem que estar lado a lado a esse jovem, para evitar que a igreja abra as portas para karl marx. Pesquizem sobra o foro de são Paulo,sobre as agressões do mst, sobre a verdade por trás dos ideais comunistas

    .

  8. Paulo Oliveira disse:

    ACORDA BRASIL! UMA GIGANTESCA CONSPIRAÇÃO COMUNISTA ESTÁ PONDO EM RISCO A VIDA DE NOSSOS FILHOS E NETOS! CNBB É APENAS UM DOS INÚROS TENTÁCULOS, O MESMO QUE ACONTECEU NA VENEZUELA ESTÁ EM ANDAMENTO NO BRASIL, A CNBB ESTÁ ENGANANDO CATÓLICOS E COLHENDO ASSINATURAS PARA, COMO HUGO CHAVEZ FEZ, CORROMPER NOSSA CONSTITUIÇÃO E IMPLANTAR DITADURA COMUNISTA, PESQUISEM YOUTUBE: URSAL, UNASUL, PATRIA GRANDE, FORO DE SP, PNDH3, DECRETO 8243! POR FAVOR VEJAM, CONFIRMEM E DIVULGUEM, A ÚNICA SAÍDA E A INTERVENSÃO MILITAR CONSTITUCIONAL!
    COMUNISMO É O FLAGELO DA HUMANIDADE COM MAIS DE 120 MILHÕES DE VÍTIMAS, ELES VÃO FAZER DESGRAÇAS NA AMERICA LATINA, SE NÃO FOREM DETIDOS!

    • Geraldo Brandão disse:

      Quanta besteira.. não resiste a um minuto de leitura HISTÓRICA… o comunismo matou 120 milhões… “ok” ( entre aspas, pois se fosse UMA já seria trágico! ). E o seu ” capitalismo”, mata quantos todos os dias??? Ah, amiguinho, explique-me o que é INTERVENSÃO MILITAR CONSTITUCIONAL, por favor…

      • Dad. disse:

        Pois bem… então vejamo… este vídeo aqui responde ao Geraldo Brandão…

        E mesmo não tendo eu aqui, dados sobre as mortes que o capitalismo produz, más que podemos provavelmente estimar, pelos obituários e matérias jornalísticas, (fora que termos que filtrar qual é o tipo de governo/sistema financeiro de cada país auditado…), podemos sentir que os governos ateus do passado, foram e os da atualidade, continuam sendo muito mais prejudiciais…

  9. Diane Valdez disse:

    Queria saber onde esse povo vê ‘comunismo’ no PT. Queria tanto ver, antes tivesse, assim ao menos teríamos reforma agrária pra valer, estado laico etc. Queria saber também que ameaça a igreja católica apresenta para os princípios liberais que essa classe defende. Enfim, nada que um bom tratamento psiquiátrico não resolva…

  10. Gabriel Vince disse:

    Que isso se repita muitas e muitas vezes

  11. Ronaldo Ribeiro disse:

    Fantástico, parabéns, pela coragem!!

  12. Silvio Hideki Nishi disse:

    Senhores, com todo respeito ao conhecimento acadêmico de cada um de vc’s, acredito que devamos ser menos hipócritas e mais diretos. Inicialmente, vamos parar de chamar a maioria dos partidos de esquerda de comunistas. O comunismo teórico e puro dos livros de ciências políticas como idealizado por Marx está a anos luz da forma de política do PT.

    Assim como o partido Comunista Chines ou a velha Oligarquia Comunista Russa, ambas lucrando bilhões com os negócios de duas das mais perigosas e organizadas máfias do planeta, o PT tem a pretensão única de fazer do Brasil um reduto no qual possa exercer a velha artimanha do “roubo, mas faço”.

    Acordem: Operação LavaJato??? Todo Pantaneiro conhece a Expressão “Boi de Piranha”. A Petrobrás é uma empresa e que responde por menos de 5% das obras licitadas no País. O PT sacrifica a Petrobrás e salva o resto do rebanho de corruptos.

    • Geraldo Brandão disse:

      Amigo, você acha que vale a pena usar argumentos racionais com quem parte para a irracionalidade??? Sua fala é extremamente educada e ponderada… qual será a resposta??? Ofensas, só porque você não pensa igual??? Absurdo…

  13. Marco Montandon disse:

    Temos de APOIAR este garoto o Marcos ao vivo,nos lugares necessarios,alem da net e cobrar das autoridades religiosas que deem explicacoes. PARABENS MARCOS

  14. Beto Campos disse:

    Como ele se diz católico e é tão parcial no que diz respeito à implicância com a luta popular. Esta implicância que cega as pessoas por pura e simples ignorância. São excomungados da igreja aqueles que defendem um ponto de vista diferente do pensamento hegemônico que prega o individualismo e a prosperidade para os mais fortes em detrimento da exploração dos mais fracos. Vergonha mesmo é associar o pensamento de cristo ao capitalismo e latifúndio.

  15. Beto Campos disse:

    “O Evangelho de Cristo é pobres e também para os RICOS. Porém não podemos nos esquecer que é contra as suas formas de dominar, oprimir e explorar. Diante de tal ponto de vista, o capitalismo e o Latifúndio são caracterizados como PECADOS.” https://www.youtube.com/watch?v=itxa6E_jJxo

    • O Intolerante disse:

      Exatamente! O Evangelho de Cristo é contra suas formas de dominar, oprimir e explorar, tal como acontece ainda hoje em Cuba, Coréia do Norte e China. Tiranias sanguinárias que praticam toda sorte de crimes contra seus povos, e são defendidas por vocês, petistas e assemelhados. Tome vergonha na cara, rapaz! Seja mais honesto em seus argumentos!

  16. Mophobic disse:

    Esse video precisa ir longe e todos os católicos devem ver, dentre essa aliança com a CNBB tem instituições que não são nem ao menos compatíveis com a igreja católica, como organização de candomblé, que não tenho nada contra, todos são livres pra seguir a religião que quiser, mas não devo seguir uma coisa que outra religião totalmente diferente esteja como parte e usando a igreja católica como veiculo. Também vale para a pessoa de candomblé, provavelmente não se sentiria a vontade em assinar um documento pautado por outra religião e deveria repudiar esse movimento cara de pau

  17. Luciano disse:

    Todos brasileiros descentes deveriam ir em todas reuniões do PT, MST e afins e fazer o mesmo!!!! não vamos deixar eles falarem, vamos tirar a voz deles!

  18. Jefferson Lima disse:

    Passei aqui apenas para deixar meu apoio. Parabéns.

  19. Ernesto Fleury disse:

    Cara depois de ver essas imagens, suspeito de que esse rapaz foi contratado para fazer este teatro dentro de uma das mais respeitadas Academias de Goiás (PUC- GO). Em nenhum momento se falou em luga armada, se falou em limite, que o povo humilde esta vivendo conquistas pessoais e financeiras, tendo uma melhor qualidade de vida, mas que é preciso mais pois o que o povo recebe não significa nem metade do que realmente poderia receber do poder público em serviço de qualidade, dignidade, justiça social, saúde, educação digna. Esses barraqueiros são plantados para fazer o tumulto e tentar intimidar o povo trabalhador a pelo menos pensar, ponderar “olha não o país pode melhorar mais e juntos podemos e juntos somos fortes”. É preciso dar uma chance a discussão, a reflexão, a informação as pessoas. Mais uma vez, isso é useiro e vezeiro, prática comum da oposição praticar.

    • Paula Saraiva disse:

      Mais um defensor dos pobres, fracos e oprimidos. Vai faltar vaga para tantos preocupados com os pobrezinhos nesse país! Esquerdinha quer que os mais ricos dividam o que tem. Mas o próprio esquerdinha nunca se põe na posição dele mesmo repartir. Ele sempre se considera o mais fraco e tem raivinha de quem tem mais recurso. Reparta primeiro o que vc tem com aqueles que você domina (empregada, pedreiro que reformou a sua casa etc). Só que não, né?! Inveja!!!! Inveja pura de quem é rico!!! Quantos oprimidos você ajudou hoje? Socialista de verdade era a Madre Tereza de Calcutá! O resto é só beijinho no ombro!!!

    • Dorivan Maria disse:

      Concordo com você.

  20. Mario Borges disse:

    Parabéns ao jovem que enfrentou a quadrilha da PUC , a PUC está dando cobertura ao movimento comunista do Brasil, como fez em 1.964 os DOMINICANOS DE SÃO PAULO , quem não se lembra disto ?? a Igreja católica está infestada de comunistas, devemos enfrenta-los nas missas e questiona-los , alguns padres escapam, tratam da família e da religião, os outros são ligados aos movimentos de esquerda…CUT , MST , Forum de SP e outros.

  21. Luciano Rogério Fernandes disse:

    Bando de excomungados! Sou Católico, batizado e não admito essa afronta contra a Igreja de Jesus. Jesus não foi comunista, não pregou a guerra. Fora CNBB não te reconhecemos como i
    nstituição católica. Fora PUC. Vou oficializar uma denúncia a Roma. Comunistas de uma figa!!!

  22. Pe Cleidimar Moreira disse:

    Parabéns jovem, pela coragem. Apoio a reforma politica, mas não aos moldes do PT. Esse partido é uma vergonha nossa, pois nasceu dentro da nossa igreja. Este partido deveria ser extinto. Deus nos ajude.

    • Raniel Nascimento disse:

      Assino em baixo, padre Cleidimar. Obrigado por sempre se posicionar, ao contrário de tantos outros padres que ficam em cima do muro, e de vários outros que são petistas e comunistas declarados.

  23. João Romão disse:

    Quando vejo um jovem igual a esse enfretando a tudo e a todos com coragem e determinação passo a crer que ainda exista esperança. Parabens Marco Rossi Medeiros. Vamos para a reação.

    • Paulo Cavalcanti disse:

      Eu tb, tenho muito orgulho da democracia do Beto Richa (PSDB-PR), e da ditadura do PT, que tirou 40 milhões de seres humanos, da linha de extema pobreza. O muleke está corretissimo, e VIVA a hipocrisia. “A hipocrisia é uma homenagem que o vício presta à virtude” – François La Rochefoucauld

  24. LEILAM disse:

    Sensacional! Um garoto de apenas 17 anos cheio de coragem e opinião. Eu me admiro a Igreja apoiar um movimento ateu.

  25. Francisco Garcia disse:

    Tem que saber qual a Paróquia que esse jovem pertence.Pode a Canção Nova,lá é que um padre fala:podem mandar me matar,mas não vou ficar calado.

  26. Gustavo Cardoso disse:

    Tem que rir muito desses bitolados de igreja…”excomungado”…que sorte de quem o é!

  27. Geraldo Brandão disse:

    COMO TEM ARGUMENTO TOLO NESTE POST… OH, CÉUS, DEVO SER ALGUM COMUNISTA COMEDOR DE CRIANCINHAS, OU ALGUM EXCOMUNGADO PETRALHA… NÃO SOU NADA DISTO.. VOCÊS QUE SE DIZEM CATÓLICOS QUEREM SÊ-LO A PARTIR DE UMA VISÃO UNÍVOCA, NÃO SABENDO O QUE É CATÓLICO ( ETMOLOGIA FAZ BEM…). POR FAVOR, NÃO FAÇAM ESTE DESSERVIÇO À IGREJA… RESPEITAR NÃO É ACEITAR… É RESPEITAR… ESTE JOVEM DE 17 ANOS DEVERIA ESTAR EM ALGUMA CRECHE, EM ALGUM ASILO CUIDANDO DE IDOSOS, EM ALGUMA IGREJA PERANTE O SANTÍSSIMO REZANDO… E NAÕ FALANDO/ FAZENDO BOBAGENS, APOIADA POR PESSOAS LIGADAS ÀS SUAS CONVICÇÕES IDEOLÓGICAS.. A EXTREMA -ESQUERDA É ERRADA? ÓBVIO… MAS A EXTREMA-DIREITA, NÃO???

  28. Li Parolini disse:

    Primeiro, instituiçoes de ensino devem ser laicas. A PUC é católica; já começa por aí. Por ser católica rejeitou a criação de cátedra do filósofo Foucault; uma perda inestimável por conta da ideologia reacionária. No mais, este “mocinho” que posta o video deve conhecer bem pouco de História, e ignorar toda a Historia da Igreja; que para manter seu “divino poder” agiu e age a séculos d modo nada cristão. Apoio financeiro a primeira e segunda guerra mundiais (qtos mortos msm?) estupros, pedofilia, saques, etc, etc. Boyzinho que tem universidade paga pelos pais falando bobagem; só isto que vejo.

  29. Elvis Santos disse:

    E os olavetes contra atacam, e depois os militantes de esquerda são violentos, o engraçado é que não tinha violência até o moleque e sua craque chegarem…

  30. luciana disse:

    Garoto de 17 anos já totalmente psicótico. Por isso é que eu digo: religião tem que receber do Estado o mesmo tratamento que a pornografia e ser proibida aos menores de 18 anos. O rapaz tá totalmente estragado. Vai recuperar dessa demência como???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.