Semana da criança: Teatro Goiânia terá atrações gratuitas do Festin

09 outubro 2023 às 19h45

COMPARTILHAR
O Teatro Goiânia será o palco da 6ª edição do Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin). A programação começa nesta terça, 10, e vai até o feriado, 12. Serão sete espetáculos de cinco grupos teatrais com acesso gratuito e inclusivo, com interpretação em Libras e audiodescrição em todas as apresentações.
O projeto tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás (Fac).
O produtor cultural e idealizador, Hélio Martins, explica que o festival já é tradicional, mas ocorria apenas aos sábados e domingos. “O Festin sempre aconteceu aos finais de semana, mas, desta vez, estamos realizando no meio da semana, a fim de receber escolas, projetos sociais e entidades que desenvolvem trabalho com crianças e jovens. Decidimos pela Semana da Criança para realmente apresentar a comunidade com arte, cultura e educação”, pontuou.
Na edição deste ano, sobem ao palco grupos goianos que são premiados e reconhecidos regionalmente, como a ‘Companhia Flor do Cerrado’; ‘Cidade Livre’ e ‘Teatro Destinatário’.
Todos os espetáculos têm entrada gratuita, porém com limitação da capacidade do teatro. Os ingressos serão disponibilizados uma hora antes das atrações na bilheteria do Teatro Goiânia.
As escolas e projetos que desejam garantir a entrada devem fazer um agendamento prévio pelo telefone (62) 98145-8939.
Inclusão
Com o projeto ‘Teatro Azul’, o Festin prepara uma apresentação especial para promover a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. Dentre as adaptações para esta peça estão: redução da iluminação e do volume do som; e instalação de monitores na plateia. Para tanto, não haverá filas nem poltronas marcadas, o que permitirá a movimentação das crianças pelo ambiente.

Confira a programação completa
10/10 (terça-feira)
- 9h – Abertura
- 9h15 – Espetáculo CaixaMundoEu – Ludmyla Marques
- 15h – O Mundo Mágico de Dorothy – Cia Flor do Cerrado
11/10 (quarta-feira)
- 9h – Histórias para contar outra vez – Teatro Destinatário
- 15h – Mariazinha e Chiquinho na Terra do Rei do Baião – Cia Flor do Cerrado
12/10 (quinta-feira)
- 10h – Autismo no palco – NAIA Autismo Goiânia
- 16h – Histórias para Sonhar Acordado – Teatro GTI
- 18h15 – Entre Letras: Encantados – Cia Cidade Livre
Leia também: Criança tem 2,6 vezes mais chances de sucesso escolar se bem alfabetizada
Programa da GCM alcança mais de 7 mil crianças com atividades diversas