Especialistas afirmam que a falta dessa pesquisa acabará gerando perda de qualidade das políticas sociais do país

O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não será realizado neste ano de 2021, segundo Waldery Rodrigues, secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia. Isso se dá ao fato de que os recursos previstos no orçamento sancionado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro (sem partido), são insuficientes para a realização da pesquisa. 

Essa edição do Censo já foi atrasada em um ano, uma vez que deveria ter sido realizada em 2020, o que não aconteceu devido à eclosão da pandemia de covid-19. Waldery Rodrigues afirmou ainda que as consequências e decisões para a realização de um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano. 

Consequências

Especialistas afirmam que sem a realização dessa pesquisa, o Brasil sofrerá com a perda de qualidade em suas políticas sociais e com uma redução na distribuição de recursos para os municípios, por exemplo. As consequências desse fato surtirão efeito também no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o qual é uma das principais fontes de receita das prefeituras e é feito com base no número de moradores de uma cidade, o que é obtido a partir da realização do Censo.