As doações agora podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 horas às 16h30

Sem estoque e necessitando com urgência de todo tipo de sangue para que possa dar sequência ao atendimento aos pacientes e à realização de cirurgias com segurança, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia ampliou o horário de coleta em seu Banco de Sangue para facilitar as doações.

Antes realizada apenas no período da manhã, as doações agora podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 horas às 16h30. É necessário que doadores liguem no telefone (62) 3254 4283 e façam o agendamento. O atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

A biomédica Gabriela Miranda, coordenadora do Banco de Sangue, orienta apenas que quem for doar após o almoço evite comidas gordurosas. A doação pode ser feita duas horas após ter se alimentado.

O Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia segue todas as normas de segurança para proteger os doadores.

Para doar é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos de idade; pesar acima de 50 kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); ter se alimentado bem; não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas; não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias.

No momento da doação, apresentar documento original, com foto. Homens podem doar a cada dois meses. Já as mulheres, a cada três.