Com previsão de assumir os serviços em meados de maio deste ano, o Consórcio QC Ambiental, vencedor do processo de licitação da Prefeitura de Goiânia, será o novo responsável pela coleta de lixo na cidade. Com isso, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), até agora incumbida da demanda da limpeza, voltará seu foco para os serviços de urbanização. Segundo seu presidente, Alisson Borges, a empresa já prepara propostas de contratos tanto com a Prefeitura de Goiânia quanto com o governo de Goiás.

Ao Jornal Opção, o presidente revelou que está em fase de elaboração uma proposta para o governo estadual para que a Comurg passe a ser a responsável pela manutenção de grandes centros esportivos e prédios das forças de segurança.

“Hoje, a área da segurança pública depende muito de manutenções que a Comurg faz. Então já estamos avaliando a possibilidade de assinar um contrato com o governo do Estado para a gente continuar e aumentar a manutenção do Autódromo [Internacional de Goiânia], do Estádio Serra Dourada, dos comandos operacionais da Polícia Militar e Polícia Civil, e do Detran”, detalhou Borges.

A proposta, que será apresentada primeiro ao prefeito Rogério Cruz que, então, se reunirá com Ronaldo Caiado, pode sair ainda no primeiro semestre.

Ainda segundo o presidente da Comurg, há a intenção também de apresentar propostas para o Paço Municipal para que a empresa fique responsável por demandas que passam pela construção de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e cemitérios, até a construção e manutenção de meio-fios e calçadas.

Vale destacar que cerca de 1,1 mil funcionários da Comurg que hoje trabalham na coleta de lixo e limpeza urbana devem ser realocados e ficarão por conta de serviços de manutenção e urbanização.

Leia também: Justiça inocenta ex-diretor da Comurg e filhos por falta de provas