Sem aliança com José Eliton, pode avançar composição entre Psol, PT, PV e PCdoB

Mesmo sem resistência à sigla presidida pelo deputado federal Elias Vaz, lideranças pessolistas refutam o nome Eliton pelo vínculo histórico entre ele e o ex-governador Marconi Perillo

Por Giselle Vanessa Carvalho

A desistência do ex-governador José Eliton (PSB) da pré-candidatura ao Palácio das Esmeraldas favorece a composição do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) com o PT, PV e PCdoB, fragilizada desde que ele passou a ser apontado como nome do Partido Socialista Brasileiro na disputa pelo Executivo estadual. Mesmo sem resistência à sigla presidida pelo deputado federal Elias Vaz, as lideranças pessolistas refutam o nome Eliton pelo vínculo histórico entre ele e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

“Não é só a política do José Eliton, é também a política operada pelo Marconi. A gente não consegue descolar o José Eliton da figura do Marconi, do governo que ele representou”, afirma a presidente do diretório goianiense do Psol e pré-candidata ao Senado, Manu Jacob. Efetivada a desistência de José Eliton, no entanto, a política acredita que as siglas podem conversar “em outros termos”.

Apesar de não ter interrompido o processo de negociação com os outros partidos de esquerda, o Psol colocou o pé no freio em relação a aliança. Isso porque, embora o nome de José Eliton seja vetado, a sigla mantém entre as prioridades a formação de um palanque para Lula em Goiás. “A gente não fechou o diálogo com o PT, mesmo apresentando essa limitação de compor com um governo marconista, porque a gente quer construir o palanque do Lula aqui no nosso Estado. Então, com certeza, com essa nova configuração a gente segue com os debates, com as conversas”, contextualiza.

O ambiente é favorável, mas ampliação do diálogo, de acordo com Manu, vai depender de uma decisão do partido. “Não quer dizer que o José Eliton recuou e a gente vai correr atrás para tentar fechar uma composição”, acrescenta. Por hora, o avanço nas negociações é apenas uma possibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.