Seis dicas para praticar Crossfit com segurança e evitar lesões
07 abril 2018 às 18h04
COMPARTILHAR
Especialista lista atitudes básicas que podem evitar aborrecimentos na prática do esporte
O Crossfit é uma modalidade esportiva que a cada dia ganha mais adeptos. Famoso pela rapidez em moldar os corpos dos praticantes, a atividade logo virou a queridinha de quem busca o corpo perfeito.
Apesar da rápida popularização, o esporte já foi alvo de muitas críticas. Alguns estudos e especialistas condenam a prática e afirmam que ela pode causar lesões em quem se arrisca na atividade.
O Jornal Opção ouviu um especialista para dar dicas de como praticar o Crossfit com segurança e não prejudicar a saúde.
O fisioterapeuta Valbes Moreira diz que recebe diariamente pacientes que praticam a modalidade. Para atender melhor os clientes, ele decidiu conhecer o esporte na prática.
“Ao contrário de vários profissionais, quando ouvi falar da “moda” Crossfit, resolvi, além de ler sobre a atividade, praticá-la. E a realidade me surpreendeu. O Crossfit se mostrou uma atividade muito dinâmica e completa, trabalhando com todas as valências físicas, sempre com metodologias motivadoras, ao contrário de várias outras modalidades”, analisa.
O especialista afirma que chamou a atenção o fato de nenhum treino ser igual ao outro. “Isso leva o corpo a sempre buscar uma nova adaptação, mostrando resultados estéticos e atléticos satisfatórios e de forma rápida”, enfatiza.
O Crossfit nada mais é que a junção de alguns esportes já muito praticados no mundo todo. Entre eles existem os exercícios da ginástica, aqueles que usam o próprio corpo como resistência ao movimento, os de levantamento de peso olímpico e os exercícios cardiovasculares, como corrida, remo, natação e pulo de corda.
Para Valbes, as lesões relacionadas ao Crossfit não diferem das existentes nessas outras modalidades esportivas. “Artigos recentes mostram que o Crossfit apresentou menores índices de lesões que outras atividades como futebol, por exemplo. E as lesões ocorridas se mostraram menos graves que as encontradas em esportes de contato como lutas, futebol e handball.”
O profissional elenca que as principais lesões ocorridas no Crossfit estão relacionadas à sobrecarga, falta de estabilidade de tronco, falta da mobilidade e flexibilidade adequada e excuções erradas dos movimentos.
Por isso, algumas dicas são fundamentais para evitar que o praticante se machuque:
1 – Evoluir a intensidade do treino de forma gradual;
Não adianta querer começar a prática levantando altas cargas. O ideal é começar com cargas leves e aumentar os pesos e a intensidade dos treinos de forma gradual à medida que o corpo se acostuma com as atividades.
2 – Respeitar o descanso necessário;
Todo corpo precisa de descanso. Treinar exaustivamente só contribui para o surgimento de lesões
3 – Executar os movimentos adequadamente;
Ter a postura correta e fazer os movimentos adequadamente são pontos fundamentais para um treino bem sucedido
4 – Trabalhar de forma preventiva os músculos estabilizadores do tronco;
O fortalecimento do tronco permite a estabilidade ideal para a realização dos movimentos e evita gastos energéticos desnecessários
5 – Trabalhar de forma preventiva o fortalecimento das articulações;
Fazer alongamentos e praticar exercícios aeróbicos fazem bem para as articulações e podem evitar lesões
6 – Sempre ter acompanhamento profissional.
É imprescindível ter acompanhamento profissional, seja de coach, médico ou fisioterapeuta