Seinfra limpa bocas de lobo e amplia rede de drenagem para evitar alagamentos na capital
16 janeiro 2021 às 18h42

COMPARTILHAR
Ao todo, 22 equipes trabalham em toda Goiânia. Cinco delas empenhadas em limpar bocas de lobo e outras 17 na construção e manutenção das galerias pluviais

O secretário municipal de infraestrutura, Luiz Bittencourt, empenhou cinco equipes de servidores para limpar bocas de lobo, além de 17 equipes para construção e manutenção de galerias pluviais de Goiânia. A ideia, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), é evitar novos alagamentos durante o período chuvoso.
Bittencourt garante que, nas próximas semanas, nenhum servidor que faz parte dessas esquipes será destacado para outra missão que não esteja ligada à tarefa de impedir novos alagamentos na capital. Na sexta-feira, as equipes também estiveram na região da rua 44, em Campinas e em bairros localizados nas proximidades.
“Nos primeiros 14 dias do ano, choveu 80% do que se esperava para Goiânia no mês de janeiro. Se não mantivermos as bocas de lobo desentupidas, vamos reviver um problema que é histórico na cidade: os alagamentos”, diz o secretário. Os dados são do Instituto de Metereologia e foi divulgado na última quinta-feira, 14.
Em paralelo à limpeza de bocas de lobo, a Seinfra executa obras de ampliação da rede de drenagem de Goiânia. Houve avanço nesta semana na instalação de tubos no Parque Oeste e na avenida C-4, no Jardim América. A Seinfra também diz ter ampliado o dique que existe na Vila Roriz.
Outra medida adotada pela pasta na tentativa de impedir as ocorrências dos mesmos problemas, é a construção de contenções às margens de ruas de avenidas, como a que foi instalada na Vila Alpes.
O secretário diz ter orientado as equipes a terminarem as obras o quanto antes. “A obra é importante, mas liberar o tráfego também. A gente não quer canteiro de obra aberto por mais tempo do que precisa”, pontuou Bittencourt.