A Secretaria de Segurança Pública afastou de suas funções o coronel da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), Edson Luís Sousa Melo Rocha, conhecido como Edson Raiado, e o delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO), Carlos Alfama, da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH). O afastamento, confirmado em nota conjunta das Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás, aconteceu após ataques mútuos entre Raiado e Alfama, nas redes sociais, na última sexta-feira, 17.

À frente do Comando de Operações de Divisas (COD) até abril de 2024, Raiado foi retirado do comando logo depois de policiais da especializada serem filmados matando dois homens no Setor Jaó. O inquérito do caso foi comandado por Alfama e resultou na prisão de seis militares à época. Isso, provavelmente tenha sido o motivo da publicação do vídeo em que o coronel critica a atuação do delegado.

Após a repercussão do vídeo; a Secretaria de Segurança Pública informou, por meio de nota, que ambos os agentes públicos seriam afastados de suas funções. E, que ficarão à disposição dos respectivos órgãos correcionais para que sejam apuradas a conduta de ambos. A justificativa da medida é para a manutenção da integração entre as Forças de Segurança Pública e o combate efetivo à criminalidade no Estado.

A SSP, a PM e a PC afirmaram ainda em nota, que tais condutas pontuais não abalam os serviços integrados entre as instituições. Com isso garantem o nível de excelência de suas atribuições constitucionais de manutenção e preservação da ordem pública em Goiás.

Leia a nota na íntegra:

NOTA CONJUNTA – SSP/PM/PC

Diante dos fatos ocorridos desde o dia 17.10.2025 em que o Coronel PM Édson Luís Souza Melo Rocha e Delegado de Polícia Carlos Alfama propagaram ataques mútuos por meio de suas mídias sociais, a Secretaria de Segurança Pública, a Policia Militar e a Polícia Civil esclarecem que não coadunam com posturas individualizadas de agentes públicos que possam ensejar qualquer divergência e manutenção da boa relação e da integração entre as Forças de Segurança Pública do Estado de Goiás.

Deste modo, com o foco na manutenção do pilar sólido da integração entre as Forças de Segurança Pública e o combate efetivo à criminalidade no âmbito do Estado, bem como a manutenção e a garantia da ordem social no intento de se preservar vidas e proteger os cidadãos, a Secretaria de Segurança Pública informa que ambos os agentes públicos serão imediatamente afastados de suas funções e ficarão a disposição de seus respectivos órgãos correcionais para que sejam apuradas suas condutas.

A Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e a Polícia Civil, afirmam que tais condutas pontuais não abalam os serviços integrados entre as instituições e garantem com o nível de excelência de suas atribuições constitucionais de manutenção e preservação da ordem pública em todo o Estado de Goiás.

Renato Brum dos Santos – Secretário de Segurança Pública

Coronel PM Marcelo Granja – Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás

Delegado de Polícia André Gustavo Corteze Ganga – Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de Goiás”

Leia também: Organização criminosa em Goiás é alvo da Operação Corrosão com prisões e bloqueio de R$ 21 milhões