Segundo turno: Insônia e ansiedade atingem famosos e anônimos na reta final das eleições

04 outubro 2022 às 22h29

COMPARTILHAR
Você está preocupado com o resultado das eleições no 2ª turno? Na expectativa pelo resultado da apuração? Esse pode ser um sentimento normal, mas também traz à tona sentimentos que tem nome: Ansiedade e insônia. Com o resultado do primeiro turno no domingo, 2, de anônimos a famosos, foi difícil cair no sono. E você está conseguindo dormir?
Na virada de sábado para domingo alguns famosos publicaram nas redes sociais o sentimento em relação ao resultado das eleições. O jornalista Amin Khader comentou: “Insônia, amados. Ansiedade. Já tentei de tudo.”

O humorista Paulo Vieira usou a rede do passarinho azul para questionar: “Quem que consegue dormir?’’

Um internauta comentou em tom de brincadeira: “Se o hexa me der tanta ansiedade quanto as eleições eu juro que não chego em 2023”.

Outro usuário disse que pode até “morrer de ansiedade”, comenta: “Até o segundo turno já morreu metade do Brasil de ansiedade, não vai ter nem quem votar”.

Explicação
Apesar das brincadeiras o assunto é muito sério. Ter ansiedade diante de uma eleição é algo normal, já que o futuro do país está sendo decidido, ou seja, é comum que haja uma certa incerteza diante desse cenário.
Consultamos uma psicóloga para entender porque os “nervos ficam a flor da pele”. Bruna Tancredo esclarece: “Sem dúvidas está ligado a ânsia pela mudança”. Ela completa: “Os eleitores esperam grandes mudanças e essa incerteza sobre o futuro está gerando ansiedade e insônia. O medo do amanhã gera insônia e preocupação”.
A ansiedade nesses casos acaba sendo um sinal de “alerta negativo” para o corpo. A antecipação de uma preocupação futura é uma reação “normal” ao estresse “Se você está preocupado com uma possível ameaça ou em estado de tensão, mesmo que essa ameaça seja por exemplo a incerteza do futuro do país, você tende a ficar com o nível de ansiedade mais elevado”, finaliza a psicóloga.