Segundo diocese de Crato, Vaticano autoriza de processo de beatificação de Padre Cícero
20 agosto 2022 às 15h38
COMPARTILHAR
Na manhã deste sábado, 20, a Igreja Católica autorizou o início do processo de beatificação do padre Cícero Romão Batista. A informação foi divulgada aos fiéis pelo bispo de Crato, no interior do Ceará, dom Magnus Henrique, em uma missa em celebração ao patriarca do Nordeste, como também é chamado o líder religioso. A decisão ainda não foi confirmada publicamente pelo Vaticano.
Magnus Henrique afirmou na missa ao ar livre: “Romeiros de todo Brasil, é com grande alegria, que vos comunicado, nesta manhã história, que recebemos oficialmente da Santa Sé, por determinação do santo padre, o papa Francisco, uma carta do Dicastério para as Causas dos Santos, datada do dia 24 de junho de 2022. Recebemos a autorização para a abertura do processo de beatificação do processo Cícero Romão Batista, que a partir de agora receberá o título de servo de Deus.”
Padre Cícero nasceu em 1844, em Crato, e morreu em 1934, aos 90 anos, em Juazeiro do Norte, município também cearense onde está a conhecida estátua de 27 metros de altura em sua homenagem, destino de romarias que atraem cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano. Considerado um “santo popular”, foi celebrado ainda em vida, com a atribuição de milagres pela população, o que lhe rendeu uma suspensão das atribuições sacerdotais pela Igreja. Também exerceu forte poder político na região.