Segunda pessoa mais velha do mundo é uma brasileira; saiba quem é
01 outubro 2024 às 15h46
COMPARTILHAR
Inah Canabarro Lucas, a pessoa mais idosa do Brasil e a segunda do mundo, vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre. Ela é uma supercentenária, título dado àqueles com mais de 110 anos.
Inah nasceu em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul. Ao ser questionada sobre sua idade, respondeu com bom humor: “Poucos anos. 116”.
De acordo com o grupo de pesquisa LongeviQuest, que monitora supercentenários ao redor do mundo, Inah sempre foi frágil na infância, a ponto de muitos duvidarem de sua sobrevivência. Com seis irmãos, Inah iniciou sua vida religiosa aos 18 anos, em Montevidéu, no Uruguai, e posteriormente viveu no Rio de Janeiro, onde lecionou português e matemática.
Apesar das limitações auditivas e visuais, Inah mantém uma rotina organizada, com horários fixos para suas atividades diárias, como acordar, se alimentar, rezar e dormir, conforme revelado em entrevista ao “Bom Dia Rio Grande” da TV Globo.
“Eu acho que uma determinação de vida e de dedicação aos outros. E à espiritualidade”, disse Kleber Vieira Canabarro Lucas, sobrinho da religiosa, ao “Bom Dia Rio Grande” sobre o segredo da longevidade.
Hoje, o título de pessoa mais velha do mundo pertence à japonesa Tomiko Itooka, também com 116 anos, sendo apenas um mês mais velha que Inah. Tomiko, que vive em Hyogo, no Japão, já foi uma apaixonada por esportes, especialmente o vôlei, e chegou a escalar montanhas, como o Monte Ontake, duas vezes.
Leia também: