Seduce anuncia biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer para setembro

Acervo terá 30 mil exemplares físicos, além de biblioteca virtual e terá investimento de R$ 5 milhões. Obras foram escolhidas por equipe multidisciplinar da UFG

Foto: Seduce

Em coletiva, uma das responsáveis pelo espaço, professora Maria das Graças, destacou que objetivo é incentivar a leitura | Foto: Seduce

A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) anunciou, nesta terça-feira (31/5), que a biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) será inaugurada em breve. Segundo a secretária Raquel Teixeira, a previsão é de que ela esteja pronta, com acervo completo, em quatro meses.

Livros e equipamentos serão comprados em convênio com a Fundação de Apoio à Pesquia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O investimento é da ordem de R$ 5 milhões, obtidos junto ao Tesouro Estadual. Durante sua fala, Raquel ressaltou o trabalho da Seduce para instalar a biblioteca no CCON, iniciado em audiência pública que debateu o uso dos espaços do local.

“Foi um momento muito oportuno para provar que foram criados muitos mitos sobre o CCON”, afirmou. “Pudemos mostrar para toda a sociedade que o Centro tem sim o reconhecimento da Fundação Oscar Niemeyer e que a estrutura comporta a instalação da biblioteca. Então esses mitos já são página virada e hoje estamos concretizando o projeto”, comemorou a secretária.

Para ela, o fato de Goiás concretizar este projeto é motivo de orgulho. “É auspicioso que Goiás esteja percorrendo esse caminho num momento em que lamentavelmente algumas bibliotecas estão sendo desativadas no Brasil”, disse ela, “Estamos lançando uma concepção muito moderna, uma biblioteca de referência na área cultural”.

Com projeto baseado em estudo de três anos de duração, a biblioteca terá, no total, três espaços. O primeiro é destinado ao público adulto e contará com 20 mil títulos diferentes. As crianças também serão contempladas com um acervo de 10 mil exemplares. Por fim, a biblioteca do CCON terá também uma biblioteca virtual.

Segundo a Seduce, os levantamentos foram feitos por especialistas dos cursos de Biblioteconomia, Letras, Artes e Música da UFG. Uma das profissionais envolvidas no estudo, a professora de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, Maria das Graças, destacou que a ideia que guiou as escolhas do acervo era que a biblioteca se tornasse um espaço voltado para as artes.

“Pesquisadores da universidade fizeram uma seleção de 30 mil títulos dentro da proposta da biblioteca: artes visuais, cinema, teatro, televisão, música, literatura infantil e obras teóricas que refletem isso. Então houve uma preocupação para oferecer o que há de melhor”, garantiu.

Maria das Graças reforçou ainda que o objetivo é incentivar a leitura: “As pessoas acham que biblioteca se faz só com livros doados ou que o papel está perdendo lugar, isso não é verdade. O que estamos precisando é incentivar a leitura e promover o encontro entre o livro físico e a tecnologia”, pontuou. “Nessa biblioteca o público vai encontrar as duas coisas”.

Outra novidade é que duas linhas serão criadas para facilitar o acesso ao CCON. Segundo o gestor do centro, professor Lisandro Nogueira, já foi solicitado à Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) o acréscimo de linhas e que, até julho, a rota dos ônibus será estendida para atender o público das atividades culturais promovidas no espaço.

Uma resposta para “Seduce anuncia biblioteca do Centro Cultural Oscar Niemeyer para setembro”

  1. Avatar Marcelo Costa disse:

    A notícia é ótima. Pena que, sendo o CCON um ente estadual, a Universidade Estadual de Goiás não seja incluída nas discussões de ações tão importantes para a cultura do estado de Goiás. Tenho certeza que professores das áreas de Letras e Cinema teriam satisfação em colaborar com esse projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.