Seduce abre inscrições para o Goiás + Enem

Reformulado, programa de preparação para o exame oferece 40 mil vagas para alunos da rede estadual neste ano

Divulgação

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) abriu o período de inscrições para o Goiás + Enem. Com versão mais ampliada, este ano o programa oferece 40 mil vagas para alunos da rede pública estadual que estão concluindo o Ensino Médio e, consequentemente, se preparando para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

A solicitação de vagas vai até o dia 5 de maio, pelo site www.seduc.go.gov.br/goiasenem. As aulas terão início no dia 12 de maio e se estendem até o mês de outubro.

Criado em 2015, o programa é uma maratona gratuita de aulas cujo conteúdo é preparado por uma equipe capacitada de professores da Seduce, levando em conta a Matriz de Referência do Enem. O objetivo é reforçar ainda mais a formação dos alunos da rede pública, contribuindo para que alcancem um bom desempenho e tenham sucesso no acesso ao Ensino Superior. Na prática, funciona como uma espécie de “cursinho” gratuito.

Desde que foi lançado o projeto fez tanto sucesso entre os alunos que as vagas precisavam passar por sorteio, tamanha procura. Na quarta-feira, 25/4, o governador José Eliton anunciou a ampliação do Goiás + Enem. A partir de agora, todas as 40 Coordenações Regionais de Educação, Cultura e Esporte (Creces) serão contempladas. A maratona de aulas ocorrerá em 110 municípios, onde funcionarão 200 polos. Resumindo, a abrangência este ano é sete vezes maior do que a última edição.

No ano passado, o programa foi realizado em 28 polos, divididos em 17 Creces. Foram atendidos 4.960 alunos, e a expectativa desde ano é oferecer cerca de 40 mil vagas. Ao final do período de inscrição dos alunos da rede pública estadual, caso haja algum polo com vagas livres, elas serão abertas a outros estudantes da comunidade em geral que queiram participar.

Diretora do Colégio Estadual Jardim América, Rosirene Dias Rosa comemorou o anúncio da ampliação de vagas do Goiás + Enem. Conforme relatou, no ano passado a escola foi um dos polos e a proximidade despertou em todos os alunos o desejo de participar. “Tenho certeza que esse ano todos vão se inscrever, ainda mais com a ampliação de vagas. Além disso, conseguimos perceber que o programa elevou o índice de aprovação dos nossos estudantes”, disse Rosirene durante o evento +Educação.

Goiás +Enem na TV

Com o objetivo de enriquecer ainda mais o conteúdo do Goiás +Enem, a Seduce formalizou uma parceria com a Agência Brasil Central (ABC) para criar o Goiás +Enem na TV. O programa pedagógico será exibido na TV Brasil Central (TBC) todos os domingos, das 10h30 às 11h. Ao longo de 30 minutos, o periódico vai oferecer, em formato de aula interativa e com personagens, os conteúdos mais recorrentes do Enem.

Toda a parte pedagógica do Goiás +Enem na TV foi elaborada pela equipe da Seduce. Já a produção e gravação ficam a cargo da emissora pública, que conta com estrutura de ponta para oferecer aos telespectadores um conteúdo de qualidade. No programa, os personagens Frutuoso e Rubirosa estão se preparando para o Enem. Curiosos, tentam tirar todas as suas dúvidas com os professores.

O periódico de TV vai caminhar junto com o Goiás +Enem nos polos. Todo domingo, a edição que vai ao ar será diretamente ligada ao conteúdo que os alunos estudarão durante a semana. São quatro áreas de conhecimento: linguagens; matemática; ciências humanas e ciências da natureza.

O programa terá reprise ao longo da semana e será exibido de maio a outubro. Em julho terão edições especiais para estimular os estudos durante o período de férias. Além de ser uma ferramenta extra e gratuita para os alunos da rede pública de ensino, a parceria entre a Seduce e a TBC vai beneficiar os goianos em geral, uma vez que qualquer pessoa que tenha TV em casa pode assistir aos programas e atualizar seus estudos.

Sobre o +Educação

Além da ampliação do Goiás + Enem e da criação do Goiás + Enem na TV, o evento + Educação, realizado no ginásio do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás – unidade Hugo de Carvalho Ramos, contou com outros anúncios marcantes para a rede pública estadual.

Na ocasião o governador José Eliton efetivou o professor Marcos das Neves como titular da Seduce e ainda confirmou que o Estado cumprirá o pagamento do piso salarial dos professores em 2018. “Piso não se discute, se paga”, disse. O evento também oficializou a entrega de 1,8 mil computadores a 301 escolas; e uma ação de reforço da segurança nas escolas, especialmente no Entorno do Distrito Federal.

2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Eliete

Gostaria de saber s vão divulgar a relação das escolas que estão inclusas neste programa!

Nathally

Irá começar que dia ?que até hj não começou