Secretário de Cultura faz retratação à Câmara dos Vereadores de Goiânia

03 julho 2025 às 10h05

COMPARTILHAR
O secretário municipal de Cultura de Goiânia, Uugton Batista, pediu desculpas aos vereadores de Goiânia por dizer que existe muita gente imbecil e até “vereador imbecil”. A atitude ocorre após forte repercussão negativa causada por uma declaração pública feita por ele na Câmara Municipal de Goiânia. Procurado pelo Jornal Opção, explicou que a fala havia sido direcionada à uma vereadora em específico. No entanto, direcionou a retratação a todos os parlamentares.
“Venho, por meio desta, manifestar publicamente meu pedido de retratação e apresentar minhas sinceras desculpas por quaisquer palavras ou atitudes que tenham sido interpretadas como desrespeitosas ou inadequadas no uso da minha palavra durante sessão especial de homenagem que recebi do meu grande amigo, vereador Anselmo Pereira”, afirmou Uugton Batista em ofício nesta terça-feira, 2.
Posteriormente, a vereadora Aava Santiago (PSDB) disse que colocou no requerimento da pauta uma exigência para que ele prestasse esclarecimentos. “Se ele não responder vamos fazer um requerimento de convocação. Porque independente das diferenças que ele tenha, precisa respeitar o poder. Nomeado pelo prefeito, ele não tem mandato, ele não está imbuído de um poder como os vereadores estão no Poder Legislativo”, afirmou Aava Santiago em entrevista ao Jornal Opção.
“Tenho plena consciência da importancia institucional da Câmara Municipal de Goiânia e do papel essencial desempenhado por cada um dos senhores e senhoras vereadores na construção de uma cidade mais justa, culturalmente rica e democrática. Como atual secretário de Cultura e um articulador político há anos, reconheço e ressalto que a interlocução respeitosa entre os poderes é pilar fundamental para o bom funcionamento da gestão pública e para o avanço das políticas culturais que tanto almejamos”, continua Batista.
Entenda o caso
A fala ofensiva foi feita por Uugton durante uma sessão especial na Câmara no dia 30 de maio. Na ocasião, o secretário afirmou: “Existe muita gente imbecil, inclusive vereador aqui imbecil”. O discurso, que ocorreu durante uma homenagem, não está mais disponível no canal da Câmara no YouTube.
A polêmica voltou à tona nesta quarta-feira, 25, quando a vereadora Aava Santiago (PSDB) mencionou o caso em plenário e apresentou requerimento exigindo explicações formais do secretário. Durante sua fala, ela também cobrou retratação pública e fez duras críticas à gestão da pasta.