Secretaria Municipal de Saúde leva vacinação contra sarampo e gripe para parques de Goiânia

Além das 81 salas de vacinação disponíveis na capital, doses contra sarampo e gripe também serão administradas em parques nesta terça e quinta-feira

Foto: Felipe Barros/ExLibris  
Em 2017 foram aplicadas 238 milhões de dose. Número que caiu para 205 milhões no ano passado | Foto: Felipe Barros/ExLibris 

Pessoas entre 20 e 49 anos poderão se vacinar contra o sarampo e pessoas de todas as idades que ainda não estão imunizadas contra a gripe neste ano. As vacinas serão oferecidas na terça, 22, no Parque Areião, e na quinta, 25, no Lago das Rosas, entre 7h30 e 14h.

As vacinas também estão disponíveis nas 81 salas de vacinação da rede municipal da Secretaria de Saúde (SMS). A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Independente já terem tomado doses anteriores, pessoas entre 20 e 49 devem ser vacinadas.

Gestantes e pessoas imunocomprometidas só podem se vacinar após avaliação médica. Já a dose contra influenza pode ser recebida por todas as pessoas de qualquer faixa etária que não tenha recebido a vacina ainda neste ano.

Em Goiânia, 70.018 já foram imunizadas contra o sarampo até o momento. O objetivo é que 600 mil pessoas sejam vacinadas. A doença pode trazer graves complicações, como infecções respiratórias e alterações neurológicas, de acordo com a SMS. Além de cegueira, surdez e até morte.

Em 2018, o vírus do sarampo voltou a circular no Brasil, após 21 anos erradicado. Em março de 2020, foram registrados quase 30 mil casos no país, com 30 óbitos.

Em dez estados, o surtos permanecem ativos. Em Goiânia, o último caso foi em 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.