Agentes vão oferecer testagem para HIV, além de distribuição de material educativo e preservativos

Distribuição de preservativos | Foto: SES/ Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) realiza, a partir desta semana, uma série de ações voltadas à prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e da Aids. Nesta quarta-feira, 12, das 8 às 17 horas, equipes da Coordenação de IST/Aids distribuem material educativo e preservativos para servidores e usuários do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), na Cidade Jardim, em Goiânia.

Os profissionais também vão oferecer aos interessados a testagem rápida para a detecção do vírus HIV. A mesma iniciativa será desenvolvida na sexta-feira, 14, no Mega Modas Park, na Rua 44, no setor Central, também em Goiânia.

A coordenadora de IST/Aids da SES-GO, Milca Queiroz, acentua que a ação será realizada nos dias que antecedem o carnaval pelo fato de a festa, normalmente, ser marcada pela ocorrência de relacionamentos casuais, entre pessoas que não se conhecem. “Temos a intenção de conscientizar as pessoas, principalmente os jovens, sobre a necessidade do uso do preservativo nas relações sexuais”, pontua a coordenadora.

Números

Os dados da SES-GO revelam que, só em 2018, foram registrados 1.549 casos de infecção pelo HIV. Desse total, 47% foram notificados em pessoas de 20 a 29 anos. No mesmo ano, foram feitos registros de 4.994 casos de sífilis. Desses, 39,7% acometeram a parcela da população nessa faixa etária.

Tanto a infecção pelo vírus HIV quanto a sífilis têm como principal forma de transmissão a via sexual, o que leva os gestores e profissionais de saúde a concluírem que a população, em geral, e o jovem, em particular, não usam preservativo nas relações íntimas.