Secretaria de Saúde lança guia de saúde mental

Material orienta sobre como se cuidar psicologicamente durante o momento vivido pela população mundial

Coronavírus | Foto: Reprodução

Para orientar os goianos em meio à pandemia da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) ,criou um material informativo para contribuir com o bem-estar da população.

O Guia de Cuidado da Saúde Mental na Pandemia da Covid-19 e Isolamento Social traz orientações sobre como se cuidar psicologicamente em um momento de crise como o da pandemia.

O período de isolamento traz desafios, novas formas de se relacionar, habilidades para trabalho home office e mudança da rotina diária. Diante desse cenário, é necessário se atentar aos cuidados com a saúde física e emocional. Durante períodos de isolamento, o mal-estar psicológico fragiliza a capacidade de adaptação e reação ao confinamento.

A superintendente de Saúde Mental da SES-GO, Candice Rezende, explica que o isolamento social é adotado para evitar a disseminação em maior escala do coronavírus, visto que o momento é cheio de desafios. “Aqui no nosso país, temos a tradição de manter o contato físico para nos cumprimentarmos, de estarmos reunidos, a cultura da aproximação. Assim, o afastamento social tem sido um desafio e um momento para repensarmos nossas atitudes e hábitos”, diz a superintendente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou para o cenário de pandemia, que exige cuidados em saúde mental na situação vivenciada pela Covid-19.O isolamento social pode trazer diversos problemas nos níveis individual, familiar, comunitário e social. Para alguns, o isolamento ocasiona mal-estar, fragilizando a capacidade de adaptação e reação, produzindo respostas fisiológicas e emocionais que podem impactar nosso sistema imunológico e a condição de equilíbrio mental.

O material desenvolvido pela SES-GO está disponível para download através do link e pode ser compartilhado entre todos os interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.