Secretária de Cultura de Goiás, Yara Nunes, é indicada ao Troféu Tiokô por “Destaque Cultural”
02 outubro 2025 às 11h50

COMPARTILHAR
A secretária de Cultura de Goiás, Yara Nunes, foi indicada pela União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO), na categoria “Destaque Cultural” para receber o troféu Tiokô. A cerimônia de entrega da estatueta acontece no dia 23 de outubro, às 19h, no auditório Levino Emiliano dos Passos TRE Goiás (Tribunal Regional Eleitoral), em Goiânia.
O troféu de bronze com o formato de uma figura humana foi criado pela artista plástica Dina Cogolli, inspirada nas tradicionais bonecas de cerâmica feitas pelas índias Karajás. Criado em 1974, pela UBE-GO, na gestão do presidente Miguel Jorge o Tiokô é uma homenagem a personalidades de diferentes áreas, que se destacam no cenário cultural goiano.
Em entrevista exclusiva para o Jornal Opção, Yara Nunes disse que é uma honra muito grande receber o troféu. “Saber que em meio a tantas pessoas importantes, votando e podendo ser votadas também, acabaram me escolhendo. Se estão reconhecendo, é porque o trabalho vem sendo importante. Então, é superar o trabalho para manter esse reconhecimento”, completa.
Ainda de acordo com a secretária a estatueta é sinônimo também de mais responsabilidade e trabalho. “Pensa comigo, a quantidade de pessoas que fazem pela cultura, que trabalham pela cultura há tantos anos e eu venho agora sendo reconhecida por essas mesmas pessoas”, enfatiza.
Yara Nunes explica que não é originalmente da Cultura. Ela é gestora com formação em Gestão Pública e receber uma homenagem de um prêmio que existe há 50 anos é muito gratificante. “Saber o quanto a gestão pública pode ter impacto dentro do setor cultural e na vida das pessoas que vivem da arte, que vivem da cultura também é muito bom”.
“Outros que já foram premiados seguem em produção, seguem como lideranças até hoje. Isso mostra, que a gente tem que dar continuidade, não só no prêmio, não só no troféu, mas em tudo que vem sendo feito, que vem sendo desenvolvido dentro da nossa literatura e na nossa cultura como um todo”, finaliza.
Trajetória

Yara Nunes nasceu em Goiânia, é analista judiciária do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP), atualmente cedida ao Governo de Goiás. Em janeiro de 2022, assumiu a Superintendência de Gestão Integrada da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult). No ano seguinte, em 5 de janeiro de 2023, passou a comandar a pasta interinamente e, em 28 de abril, foi nomeada Secretária de Estado da Cultura por Ronaldo Caiado.
Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (UniGoiás) e mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Yara Nunes integra o colegiado do Núcleo de Estudos sobre Trabalho da Faculdade de Ciências Sociais da UFG (NEST/FCS).
Leia também: Troféu Tiokô: um “prêmio” para os que colocam a cultura como central na sociedade
