Sebrae premia os prefeitos mais empreendedores de 2022

Goiás, nesta edição 2022, teve 48 projetos de 29 municípios

Entrega do prêmio aos vencedores da edição deste ano | Foto: Divulgação

Os 29 municípios goianos que inscreveram 48 projetos em oito categorias no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor’ 2022, tiveram acesso ao resultado da XI edição nacional nesta quinta-feira, 05. O vencedor ou vencedora de cada categoria, na etapa estadual, está automaticamente inscrito na etapa nacional. O fluxo da premiação estabelece as etapas estaduais e a nacional. A premiação nacional vai acontecer dia 28 de junho próximo, na sede do Sebrae, em Brasília (DF).

As 29 cidades goianas (Acreúna, Águas Lindas, Alexânia, Anhanguera, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Cristalina, Goianésia, Goiânia, Goiás, Ipameri, Jandaia, Mara Rosa, Minaçu, Mineiros, Niquelândia, Novo Gama, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Pirenópolis, Pontalina, Porangatu, Rio Quente, Rio Verde, São Luís de Montes Belos, Silvânia, Trindade, Valparaíso e Vianópolis) disputaram nas categorias desburocratização; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo na escola; marketing territorial e setores econômicos; inovação e sustentabilidade; cooperação e governança regional; cidade empreendedora Região Centro-Oeste. A premiação promover o desenvolvimento municipal e reconhecimento ao prefeito ou prefeita que destinaram atenção especial e executaram projetos voltados ao desenvolvimento dos pequenos negócios de suas cidades.

O secretário Geral da Governadoria do Estado de Goiás, Adriano da Rocha Lima, que representou o Governador Ronaldo Caiado, recordou quando foi convidado pelo governador para compor sua equipe, “Ele reforçou que estamos aqui como qualquer outro cidadão que mora em Goiás e estamos aqui para servir, por isso, estou muito feliz em participar desta cerimônia e o poder público está para servir a população”. Adriano Rocha Lima lembrou também que quando conheceu o prêmio, percebeu a importância dos executivos municipais participarem, pois precisa que atuem com o espírito empreendedor, que vai além, pois o empreendedorismo é uma forma de lidar com a vida e com a gestão.

A comissão julgadora estadual teve a participação de cinco membros, sendo eles: Cleiton Pereira de Melo (Prefeito de Itauçu e Diretor Administrativo da Associação Goiana dos Municípios); César Moura (Secretário Estadual da Retomada); Fabrício Borges Amaral (Presidente da Agência Goiás Turismo); Haroldo Naves Soares (Prefeito de Campos Verdes e Presidente da Federação dos Municípios); Rodrigo Souza Zanzoni (Tribunal de Contas do Município – TCM); Fábio Burigo Zanuzzi (Sebrae Nacional).


Professor Osvaldo Guimarães, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás, abriu o evento destacando que, “este é um dos eventos mais importantes Sistema Sebrae”, pois envolve parceiros importantes no desenvolvimento do país, como as pequenas empresas e poder público. Guimarães cumprimentou os presentes e reforçou a representação dos executivos municipais citando os prefeitos Haroldo Naves (prefeito de Campos Verdes e presidente da Federação Goiana dos Municípios -FGM) e Carlão Alberto Andrade Oliveira (Carlão da Fox – prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana dos Municípios – AGM). Ele recordou que Goiás, em edições anteriores desta premiação, conquistou a premiação nacional com os municípios de Campos Verdes, quando da gestão do prefeito de Haroldo Naves; e Sanclerlândia, na gestão anterior do prefeito Itamar Leão.

Diretor Superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, enfatizou “a alegria de Goiás de retomar a participação ao prêmio, após seis anos sem aderir ao edital nacional”. Goiás, nesta edição 2022, teve 48 projetos de 29 municípios. “Consideramos, portanto, que todos os prefeitos são vitoriosos, porque já estão transformando a realidade da sua população em seus municípios”, completou Antônio Carlos. “A equipe Sebrae atuou de forma parceira com todas as cidades, promovendo ações em sinergia com os parceiros, fortalecendo ações de políticas públicas. Neste ano em que o Sebrae completa 50 anos de história fica o nosso reconhecimento e os nossos cumprimentos a todos os executivos municipais”, completou Antônio Carlos.

Segundo o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Joaquim da Castro, o órgão está sempre presente nas ações do governo estadual e enfatizou que o Sebrae proporciona oportunidades importantes para as cidades se desenvolverem, por meio do fortalecimento das pequenas empresas. “Quando os prefeitos e prefeitas entendem que as soluções dos municípios estão nos próprios municípios, o desenvolvimento chega, pois é nas cidades que estão as pequenas empresas e elas contribuem para o desenvolvimento local”.

O executivo municipal empreendedor constrói e consolida conexões com os pequenos negócios, promove um ambiente favorável para o seu crescimento e competitividade. São eles que geram emprego, renda e arrecadação e que refletem as vocações locais, além de reter a riqueza no município e garantir a qualidade de vida para a população.


Confira os vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 – etapa estadual – GOIÁS

Categoria: CIDADE EMPREENDEDORA – REGIÃO CENTRO-OESTE

3° colocado
ADERSON LIBERATO GOUVEA
Prefeito da Cidade de Goiás
Projeto VALE FEIRA.

2° colocado
SAMUEL DOS REIS COTRIM
Prefeito de Vianópolis
Projeto NATAL PREMIADO.

Vencedora
NÁRCIA KELLY ALVES DA SILVA
Prefeita de Bela Vista de Goiás
Projeto: PLANO DE RETOMADA DA ECONOMIA PÓS PANDEMIA.


Categoria: COMPRAS GOVERNAMENTAIS

3° colocado
LUCAS DE CARVALHO ANTONIETTI
Prefeito de Águas Lindas de Goiás
Projeto – Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

2° colocado
VANDO VITOR ALVES
Prefeito de Palmeiras de Goiás
Projeto COMPRAS GOVERNAMENTAIS EM PALMEIRAS DE GOIÁS.

Vencedor
ALEOMAR DE OLIVEIRA REZENDE
Prefeito de Mineiros
Projeto AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE MINEIROS _______________

Categoria: DESBUROCRATIZAÇÃO

Vencedor
ALYSSON SILVA LIMA
Prefeito de Alexânia
Projeto DESBUROCRATIZAÇÃO EM ALEXÂNIA.


Categoria: MARKETING TERRITORIAL E SETORES ECONÔMICOS

3° colocado
NIVALDO ANTÔNIO DE MELO
Prefeito de Pirenópolis
Projeto FLIPIRI.

2° colocado
DANIEL SABINO VAZ
Prefeito de Cristalina
Projeto OUTORGAS.

Vencedor
MARCELO MARTINS DE PAIVA
Prefeito de Anhanguera
Projeto LIMÃO TAITI.


Categoria: SALA DO EMPREENDEDOR

3° colocado
MARDEN GABRIEL ALVES DE A. JUNIOR
Prefeito de Trindade
Projeto SALA DO EMPREENDEDOR DE TRINDADE.

2° colocado
CLAUDIOMAR CONTIN PORTUGAL
Prefeito de Acreúna
Projeto EMPREENDER PARA CRESCER.

Vencedor
JÂNIO PACHECO
Prefeito de Ipameri
Projeto SALA DO EMPREENDEDOR DE IPAMERI.


Categoria: EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA

3° colocada
VANUZA PRIMO DE ARAÚJO VALADARES
Prefeita de Porangatu
Projeto PROFESSOR EMPREENDEDOR DIGITAL.

2° colocado
MARDEN GABRIEL ALVES DE A. JUNIOR
Prefeito de Trindade
Projeto JOVENS EMPREENDEDORES PRIMEIROS PASSOS TRINDADE.

Vencedor
EDSON GUIMARÃES DE FARIA
Prefeito de Pontalina
Projeto EMPREENDEDORISMO INFORMAL: INTERAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA.


Categoria: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

3° colocada
MILENA PEREIRA LOPES MOURA
Prefeita de Jandaia
Projeto CIDADE RESÍDUO ZERO.
2° colocado
DANIEL SABINO VAZ
Prefeito de Cristalina
Projeto PARCERIA QUE GERA DESENVOLVIMENTO.

Vencedor
MARCELO MARTINS DE PAIVA
Prefeito de Anhanguera
Projeto ÁLBUM DE FIGURINHAS – NOSSA HISTÓRIA E NOSSA CULTURA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.