Seapa é primeiro lugar no prêmio Goiás Mais Transparente

Evento realizado pelo Tribunal de Justiça integrou a programação da Semana Internacional de Combate à Corrupção Edição 2021

Um dos destaques do evento que premiou os melhores desempenhos no Programa de Compliance Público (PCP) do Estado de Goiás em 2021, foi para a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A pasta alcançou 100% de atendimento aos requisitos do PCP. Entre esses, a Sead foi premiada na Categoria II – Órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas -, que avalia a adequação dos portais de Acesso à Informação às normas da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Sead também levou o prêmio Inovação em Transparência Pública pelo programa Seapa em Campo.

O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e integrou a programação da Semana Internacional de Combate à Corrupção (SICC) — Edição 2021. Prestigiaram a cerimônia de entrega de prêmios o governador Ronaldo Caiado, o vice-presidente do TJ-GO, Zacarias Coelho, o conselheiro do TCE-GO, Sebastião Tejota, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais de Goiás, Laura Bueno, o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, o titular da Seapa, Tiago Mendonça, e outros secretários e presidentes de autarquias, fundações e empresas, além de gestores e assessores das pastas estaduais.

O governador Ronaldo Caiado falou da importância do Programa de Compliance Público e o comparou à “medicina preventiva”. Ele citou levantamento da CGE indicando que, por causa do PCP, o Governo de Goiás já economizou mais de R$ 1,5 bilhão em dois anos. O secretário Tiago Mendonça, por sua vez, recebeu os prêmios em nome da equipe da Seapa. Ele atribuiu a conquista ao esforço conjunto realizado pela equipe da secretaria. Mendonça sublinhou ainda a abertura da CGE para dialogar e ajudar os órgãos na adequação aos quatro eixos do PCP: ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos.

Riscos mapeados

Pela Seapa, também prestigiaram a cerimônia o superintendente de Gestão Integrada, Sérgio Borges, o superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, e o analista de comunicação Renan Rigo, membro da Secretaria-Executiva do PCP/Seapa. “Ficamos felizes com o resultado porque ele mostra que, além de fazer as entregas, a Secretaria se preocupa em como fazer essas entregas”, afirmou o superintendente Sergio Borges. Para ele, o Programa de Compliance Público contribui muito com a gestão por prevenir problemas e estabelecer padrões. “Na Seapa, todas as superintendências estão com seus riscos mapeados, e as ações são avaliadas mensalmente pelo Comitê do PCP/Seapa, sob o comando do secretário e com a ajuda do nosso Controle Interno”, explicou.

Outro destaque da Secretaria, o programa Seapa em Campo foi reconhecido com o nono lugar no prêmio Inovação em Transparência Pública por levar informações sobre os programas governamentais aos goianos que vivem nos municípios do interior e nas propriedades da zona rural. Com a iniciativa, o órgão alcança uma parcela do seu público-alvo que tem acesso precário a internet, telefonia e veículos convencionais de comunicação.

Balanço
Durante o evento, o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, fez um balanço dos três primeiros anos de vigência do Programa de Compliance Público do Estado de Goiás. No primeiro ano (2019), 21 órgãos aderiram ao PCP e a nota média foi de 61.83. No segundo ano, 38 órgãos participaram do programa e a nota média aumentou para 71.91. No terceiro (2021), 45 órgãos integraram a iniciativa e nota média chegou a 76.94.

Uma resposta para “Seapa é primeiro lugar no prêmio Goiás Mais Transparente”

  1. Avatar Raimunda Nascimento Sales disse:

    Parabéns aos gestores e colaboradores! Grande Conquista para a Pasta da Agropecuária, que sustenta está Nação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.